WhatsApp do 156 de Campinas passa a divulgar serviços com o “Informa Cidadão”
Os cidadãos de Campinas vão ganhar mais uma ferramenta para se manterem informados sobre as novidades da sua região. É o “Informa Cidadão”, nova funcionalidade do Whatsapp do 156 que entrou no ar na segunda-feira, 25 de fevereiro. Quem aceitar, vai receber notícias relacionadas aos serviços do CEP de seu interesse. A novidade faz parte das ações em comemoração aos 250 anos de Campinas.
O botão de acesso ao “Informa Cidadão” estará disponível no menu principal de serviços do WhatsApp do 156. E, para apresentar a função, também serão enviadas mensagens a 6 mil cidadãos cadastrados na plataforma para convidá-los a aderir ao sistema. Para acessar o WhatsApp do 156 basta salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos ou clicar no link https://wa.me/551921160156. Depois é só mandar um “oi” para começar a interagir com o chatbot.
O personagem que apresenta o Informa Cidadão é o Zapineiro, assistente virtual criado justamente para orientar os usuários que querem receber notícias da administração.
O WhatsApp do 156 foi lançado em dezembro de 2023 e, desde então, 20% da demanda do 156 já migrou para a plataforma. O serviço conta com chatbot, atendimento automático por robô com inteligência artificial, além do atendimento humano. Por meio dele, é possível obter informações sobre assuntos como Cadastro Único – Agendamento/Consulta de Benefícios, Castração de Animais, Febre Amarela, 2ª Via de Planta, Alvará de Uso, Iluminação Pública e Vale Gás. Até o final do mês de fevereiro, vão entrar mais dois serviços: o de tapa-buraco e os relacionados a árvores.
Como se cadastrar no “Informa Cidadão”
Quem quiser se cadastrar no “Informa Cidadão” terá a opção de informar os tópicos sobre os quais quer receber notícias. O WhatsApp do 156 vai passar alertas de chuva da Defesa Civil, avisar sobre cursos e outros serviços da Educação e trazer informações sobre o calendário de castração gratuita de animais e obras em andamento. Além do CEP de sua residência, também será possível cadastrar outros CEPs, como o do trabalho.
A diretora de Gestão da Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão, Karen dos Reis, destacou que a Prefeitura busca oferecer um serviço mais informatizado e digital que é justamente o que os cidadãos buscam. Além da plataforma por WhatsApp em si, o “Informa Cidadão” vai ao encontro deste objetivo.
“O 156 atende a uma grande quantidade de ligações e acessos no WhatsApp de pessoas que buscam informações sobre assuntos relacionados aos seus bairros e regiões. Ao propor o envio de notícias com base na localização desses cidadãos, conseguiremos atender antecipadamente a essa necessidade”, disse Karen, da Secretaria Municipal de Governo.
As divulgações pelo “Informa Cidadão” passarão por uma curadoria da Secretaria de Comunicação de Campinas. “O Whatsapp é um meio eficaz para levar ao cidadão informações sobre serviços e ações da Prefeitura que terão impacto em sua vida. Uma rua interditada, alerta de chuvas, um novo serviço entregue. Vamos fazer uma comunicação simples, com mensagens curtas e de fácil compreensão. É mais um meio para aproximar a Prefeitura dos moradores”, destacou o diretor de Comunicação da Prefeitura, Luís Fernando Manzoli.
Serão enviadas, após a adesão do munícipe, informações sobre serviços de sua região, entregas, alertas. Sempre de relevante interesse público e social. Se o Castramóvel estiver na região do distrito do Ouro Verde, por exemplo, para uma ação de agendamento de castração de animais, os moradores cadastrados da região vão receber esse comunicado. Outro exemplo: um morador da região dos DICs que se inscrever para receber notícias da Educação, vai receber um comunicado quando uma nova creche estiver sendo preparada para inauguração em sua área.
250 anos de Campinas
O lançamento do Informa Cidadão integra as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para os cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem a trabalho ou passeio. Saiba mais no link https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos.