Valinhos vai multar quem desperdiçar água na estiagem
A prefeitura de Valinhos, por meio do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos), anunciou nesta terça-feira, dia 26, um novo Decreto de punição ao desperdício de água. A legislação será válida durante o período de escassez de água, entre junho e novembro, em que haverá fiscalização, emissão de infração e penalidades, no valor de R$488,29, em todo o município, para quem desperdiçar água.
De acordo com a prefeitura, o objetivo do Decreto é estabelecer uma regra válida para todos os anos, durante o período da estiagem, para inibir casos em desperdício em época de poucas chuvas. O DAEV destaca que a população não lave calçadas, ruas, quintais, veículos ou telhados e não deixe a torneira aberta sem necessidade nesta época.
Segundo o DAEV, a multa inicial será no valor atual do custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm, de R$488,29, podendo ser dobrada em caso de reincidência.
O morador que não concordar com a multa terá 15 dias para protocolar defesa na Divisão de Protocolo e Arquivo, localizado na Avenida Orozimbo Maia, 1.054, no Jardim Pinheiros. O departamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.
As multas poderão ser aplicadas por servidores do DAEV e da GCM (Guarda Civil Municipal), e o pagamento deverá ser feito pelo infrator em até 10 dias, após o prazo de recurso de multa. Para denunciar o desperdício de água tratada, basta formalizar a reclamação junto a Central de Atendimento do DAEV, através do telefone 0-8000-13-3839.