Valinhos: Municípo dá continuidade ao plano de adquirir vacinas direto de fabricantes
O contato com governo russo para adquirir a vacina Sputnik V é uma destas ações. Nesta quarta, representando a prefeita Capitã Lucimara, o secretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Prefeitura de Valinhos, dr Cleber Bernardi, esteve em Vinhedo com o prefeito da cidade, dr Dario Pacheco, para discutir uma operação conjunta entre as 2 cidades no que se refere a logística para a importação da vacina. O projeto é adquirir diretamente do governo russo por meio do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, financiado pelo Fundo de Investimento da Rússia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, está em análise para a autorização do uso emergencial desse imunizante.
“Solicitei ao dr Cleber que possa estudar todas as formas jurídicas e, também, de operações conjuntas com outro município, de forma a economizarmos na logística de compra e entrega. Sabemos que temos que aguardar a aprovação da Anvisa, mas é fundamental estes contatos prévios para que, assim que for liberado, possamos tentar agilizar ao máximo a entrega e compra para a população da cidade”, comentou a prefeita Capitã Lucimara, que faz questão de ressaltar a importância do Governo do Estado na vacinação da cidade, que tem tido resultados muito positivos em termos de % de vacinados em relação ao total da população.
“Temos seguido o Plano Nacional de Imunização. E com excelente desempenho na organização e aplicação dela. Entretanto, a velocidade da liberação de doses por parte do Governo Federal precisa ser maior e, por isso, temos buscando alternativas, como o Consórcio e agora este contato direto com o governo russo, para iniciarmos um processo de busca de mais vacinas para a população de Valinhos”, aponta a prefeita Capitã Lucimara.
A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia, atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19 e um ótimo perfil de segurança, segundo dados preliminares de uma pesquisa publicada no periódico The Lancet.
“O prefeito de Vinhedo, dr Dario, também tem a intenção de compra desta vacina e a reunião se pautou neste entendimento comum, para estudarmos uma logística que possa ser mais eficiente para as 2 cidades”, complementou dr Cleber Bernardi.