Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Campinas

A partir desta quinta-feira, 10 de março, o uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Campinas. A medida foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 9.

O decreto que normatiza a nova regra e que será publicado no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) também autoriza a realização de eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer, com até 100% do público sentado ou em pé.

“Ainda é cedo para falar que a pandemia acabou, mas, sem dúvidas, para quem viveu as dificuldades no enfrentamento à pandemia, hoje é uma data especial, que traz grande emoção”, disse o prefeito Dário Saadi.

Para ambientes fechados, a máscara continua sendo obrigatória. “Em ambientes abertos, ventilados, a chance das gotículas chegarem a outra pessoa é pequena; já nos fechados, ela permanece mais tempo no local, o que aumenta o risco de contaminação”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben.

O uso da máscara continua sendo importante, também, para idosos, pessoas com comorbidades, as não vacinadas e os imunossuprimidos. Já quem está com sintomas respiratórios não deve sair de casa. “Caso seja indispensável sair, é exigido o uso de máscara”, completou Andrea.

A decisão sobre o uso de máscara em ambientes abertos foi tomada a partir dos dados epidemiológicos da cidade, como a queda de casos e de internações e também pelo fato da taxa de transmissão estar abaixo de 1.

Números mostram declínio

A Prefeitura de Campinas apresentou, na tarde desta quarta-feira, 9 de março, dados sobre os casos de covid-19 e a situação da pandemia na cidade. O levantamento embasa as novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado no início da tarde, como a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos.

“Hoje o assunto é o uso da máscara. Este é um momento muito esperado para quem viveu as dificuldades e os desafios da pandemia”, disse o prefeito, Dário Saadi, durante live realizada no gabinete. O prefeito estava acompanhado por integrantes das secretarias de Saúde, Comunicação e Justiça.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, fez uma apresentação e explicou que todos os números relacionados à situação epidemiológica de Campinas decresceram, como novos casos, taxa de transmissão, mortes por covid, atendimentos e outros. “Este é um dia muito importante, após dois anos de pandemia. Atualmente, podemos seguir o Estado e liberar o uso de máscaras em ambiente externo, e aumentar a capacidade de público nos eventos. Campinas já foi mais restrita que o Estado, hoje a situação é mais confortável”, considerou Andrea.

Entre os dados de destaque, foi apresentada a redução de 98,9% no número de casos confirmados por covid-19, na comparação entre janeiro e março deste ano. O número de mortes também baixou 95%, no mesmo período. A variante ômicron está circulando na cidade desde novembro de 2021 e janeiro foi o mês de maior pico.

A vacinação foi fator importante para Campinas baixar os números da doença. “Campinas tem 95% da população adulta vacinada com a primeira e a segunda doses”, disse Andrea. O secretário de Saúde, Lair Zambon, considerou que “o horizonte é otimista”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com