UPAs registram queda de reclamações relativas ao tempo de atendimento
As mudanças implementadas nas UPAs Campo Grande e São José, que este ano passaram a ter profissionais da saúde fornecidos por entidade sem fins lucrativos, resultaram em redução importante nas reclamações encaminhadas à Ouvidoria da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar em relação à demora no atendimento. Na UPA Campo Grande, onde a entidade atua desde janeiro, além de uma redução de 94,2% nas queixas por demora, três pacientes acionaram a Ouvidoria para elogiar o atendimento recebido. Entre 10 de janeiro e 31 de agosto, foram abertos 10 procedimentos na Ouvidoria, enquanto no ano passado foram 48. Em 2021, dos 48 encaminhamentos, 35 foram por falta de médicos ou demora no atendimento. Neste ano, apenas duas ouvidorias foram relacionadas à demora nos atendimentos. Na UPA São José, desde que a entidade assumiu os recursos humanos da unidade, em 15 de agosto, quatro pacientes acionaram a Ouvidoria até 13 de agosto, uma redução de 55,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2021, todas as nove ouvidorias abertas foram relacionadas à demora no atendimento médico; já neste ano, apenas uma foi relacionada à reclamação sobre demora. As demandas que chegam são analisadas e respondidas e servem também de evento sentinela pra discussão e correção com a empresa.