Unicamp abre processo de inscrição para vestibular 2023
Abertas nesta segunda-feira (1/8), as inscrições para o vestibular 2023 da Universidade de Campinas (Unicamp) podem ser feitas até 2 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. Nesta edição serão oferecidas 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos, totalizando cerca de 80% das vagas de ingresso na instituição. A taxa de inscrição é de R$ 192 e pode ser paga até 9 de setembro.
Além disso, é possível fazer até duas opções de cursos, desde que na mesma área. O Manual do Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.
Uma das novidades desta edição é que a Comvest vai antecipar a realização da segunda fase do Vestibular, de janeiro de 2023 para dezembro de 2022. Dessa forma, as duas etapas de aplicação da prova serão realizadas ainda este ano. O objetivo é antecipar o processo de convocação dos aprovados, com a divulgação da primeira chamada no início de fevereiro de 2023.
A primeira fase do vestibular Unicamp 2023 será realizada em 6 de novembro e a segunda fase ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023. O edital com as normas do vestibular Unicamp 2023 já está disponível no site da Comvest.
Novidades
Além da mudança na data de aplicação da segunda fase, outra novidade que beneficia os estudantes é a inscrição antecipada de candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), opção ensino médio, e/ou cotas étnico-raciais, estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.
A Comvest vai usar a tecnologia de reconhecimento facial a partir de imagens coletadas durante a segunda fase do vestibular. Assim, todos os candidatos cotistas aprovados que vierem a ser validados pelo reconhecimento facial estarão liberados do procedimento padrão das bancas de averiguação utilizado nos últimos anos. A Comvest ressalta que a etapa de reconhecimento facial não excluirá nenhum candidato, valendo apenas para pareceres positivos no processo de heteroidentificação.
Em relação ao formato das provas, a Comvest irá manter 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de linguagens e a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova. O tempo para realização está mantido em cinco horas em cada dia de prova.