Terminal Padre Anchieta, em Campinas, recebe totens com itinerário das linhas da região
Em mais uma ação dentro do processo de revitalização e zeladoria dos terminais urbanos, o Terminal Padre Anchieta acaba de receber cinco totens informativos com o resumo do itinerário das linhas que atendem ao local. A nova sinalização mostra as principais vias pelas quais as linhas circulam, funcionando como mais uma forma de orientação ao usuário. O Padre Anchieta é o primeiro terminal urbano do município a receber esse tipo de comunicação visual.
“Temos como foco permanente a melhoria da qualidade na prestação do serviço do transporte público coletivo de Campinas. E as diversas ações que realizamos ao longo deste ano, como essa nova comunicação visual, caminham neste sentido”, afirma o secretário de Transportes, Vinicius Riverete.
A implantação dos totens foi realizada pela equipe de manutenção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). “A priorização do transporte coletivo é um trabalho constante, dentro da nossa gestão. Temos cuidado e atenção especiais com os usuários de ônibus, com o principal objetivo de atrair mais pessoas para a utilização do transporte público, em detrimento ao uso do transporte individual. Esse foi um projeto piloto, que será expandido para outros terminais ao longo de 2022”, enfatiza o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
O Terminal Padre Anchieta está localizado na Rua Papa São Dionísio, 395. Ele é atendido por nove linhas de ônibus. São elas: 260 – Nova Aparecida / Shopping Iguatemi; 261 – Padre Anchieta I; 263 – Terminal Padre Anchieta; 263.1 – Terminal Padre Anchieta; 264 – Vila Padre Anchieta; 265 – Padre Anchieta; 266 – Parque São Jorge / Hospital de Clínicas; 269 – Terminal Padre Anchieta / Terminal Barão Geraldo; e 314 – Terminal Padre Anchieta / Terminal Barão Geraldo. Juntas, elas transportam quase 15 mil passageiros por dia.
Zeladoria dos terminais urbanos
Um importante processo desenvolvido ao longo de 2021 para requalificar o transporte público coletivo foi a adoção de uma política de zeladoria e revitalização dos terminais urbanos. O projeto piloto começou com o Terminal Barão Geraldo. Na sequência, as ações se concentraram no Terminal Padre Anchieta.
As vias internas e acessos ao espaço foram recapeadas. Calçadas no entorno tiveram reparos. A sinalização de trânsito, horizontal e vertical, dentro e fora do terminal, incluindo a chegada da ciclovia ao local, foi revitalizada. Também ocorreu a implantação de rampa para facilitar o acesso ao bicicletário, que foi revitalizado e tem capacidade para 112 bicicletas.
O quadro de informações foi requalificado para receber as Ordens de Serviço, com horários e itinerários das linhas. Foram instaladas novas placas de identificação na plataforma; e o terminal ganhou elementos de paisagismo. As colunas receberam quatro tomadas com suportes, para a recarga de celulares, e os pontos de ônibus nas imediações foram revitalizados.
O Padre Anchieta também recebeu mapa de arredores, facilitando a localização e circulação em pontos de interesse no entorno.