Transportes

Terminal BRT Vida Nova é entregue aos usuários de Campinas e já atende linha BRT11

A operação do Corredor BRT Ouro Verde entra na reta final, com a entrega do Terminal BRT Vida Nova pelo prefeito Dário Saadi, nesta sexta-feira, 28 de março.O espaço passou a ser atendido pela linha BRT11 (Vida Nova – paradora), que migra do antigo terminal para a nova estrutura, exclusiva para usuários do BRT.

 

A total operação do Corredor Ouro Verde será concluída com a entrega do Terminal BRT Ouro Verde, prevista para o início de abril. Os Corredores Campo Grande e Perimetral já estão 100% operacionais.

 

Essa entrega simboliza um esforço imenso para qualificar a operação do transporte e vai melhorar muito a vida de quem já utiliza o BRT. Foi um desafio e parabenizo as equipes da Emdec pela perseverança. Os corredores têm todo um sistema para que os usuários cheguem ao Centro com prioridade, aplicado em grandes cidades do mundo”, disse o prefeito Dário Saadi.

 

O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, reforçou que “apesar de ser o penúltimo terminal que estamos entregando, a operação da BRT11 foi iniciada antes mesmo do terminal ficar pronto e cerca de 13 mil pessoas já usam a linha diariamente. Melhorar a vida de quem usa o transporte é o que buscamos, por isso, concluir a licitação do novo sistema é o principal objetivo nesse momento”.

 

O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, destacou que “O BRT foi um marco na cidade pela grande transformação que trouxe não só para o sistema de transporte. É o que há de mais moderno no que se refere ao transporte em pneus. Parabenizo a toda a equipe da Emdec pela ousadia de fazer o sistema BRT funcionar”.

 

A cerimônia contou com a presença do secretário de Transportes, Fernando de Caires, do diretor de Operações da Emdec, Luiz Carlos Sardinha, do diretor da Setransp, Aparecido Souza Santos (Cidão Santos), além de gestores e coordenadores. Também participaram o representante da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Luis de Barros Almeida (Rodrigo FarmaDIC) e o diretor da Escola Estadual “Professora Maria Helena Antônio Cardoso”, Adson Antunes.

 

Operação

 

Os usuários deverão acessar o terminal pelas catracas eletrônicas, com uso de Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Criada em janeiro de 2024, a linha BRT11 circula todos os dias, com intervalos de 11 minutos nos picos. Em dias úteis, a primeira partida do Terminal BRT Vida Nova será às 4h30 e a última às 0h10. E do Terminal Central, terá partidas entre 5h15 e 0h50.

 

A BRT11 tem partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras, atendendo quatro terminais BRT (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado) e o Terminal Central. São 10 estações BRT atendidas (Marajó, Morumbi, Capivari, Piracicaba, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central.

 

Fica mantido o atendimento das linhas convencionais e alimentadoras ao antigo Terminal Vida Nova. São elas: 122 (Terminal Vida Nova / Campinas Shopping), 124 (Friburgo), 126 (Vida Nova I e II), 127 (Vila Vitória), 128 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde), 131 (Terminal Vida Nova), 132 (Terminal Vida Nova), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central) e 137 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde – semiexpressa). As alimentadoras conectam os passageiros dos bairros ao terminal e à linha do BRT.

 

Até o dia 1º de abril, agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec distribuem folhetos informativos para orientar usuários sobre a operação.

 

Características

 

O Terminal BRT Vida Nova é integrado ao terminal convencional e fica na rua José Ferreira de Brito, no Conjunto Residencial Mauro Marcondes. Conta com dois módulos, para embarque e desembarque. Ele segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. Também recebeu bancos metálicos e novas lixeiras.

 

Equipes da Emdec atuaram na pintura dos portões e gradis do terminal. A Emdec também investiu R$ 158,5 mil no reforço da sinalização viária (solo e placas) no entorno, incluindo a pintura das travessias de pedestres. O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras.

 

Ele integra o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que conta com 4,1 km de extensão. As obras remanescentes do Lote 4 foram realizadas pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. Foi necessário fazer uma nova licitação depois que o Consórcio BRT Campinas abandonou o serviço. O valor do novo contrato foi de R$ 39,8 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com