Tarcísio de Freitas apresenta três secretários para o governo de SP
Nesta quarta-feira (30), o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), através do coordenador-geral de transição, Guilherme Afif Domingos, apresentou três secretários que assumirão em 2023.
São eles Guilherme Derrite para a Segurança Pública, Roberto de Lucena para a secretaria de Turismo e Gilberto Kassab para a secretaria de Governo.
O deputado federal reeleito Guilherme Derrite é Oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), comandou o Pelotão de Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de 2010 a 2013, e o Pelotão de Força Tática no 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em 2013.
Roberto de Lucena é deputado federal e não foi reeleito. Ele já assumiu os cargos de vice-presidente da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados e é membro da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso Nacional.
Já Gilberto Kassab foi prefeito de São Paulo, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (2016 a 2018) e ministro das Cidades (2015 a 2016). Também exerceu o cargo de deputado federal por São Paulo em duas oportunidades.
Também foram anunciados o médico infectologista Esper Kallás como novo presidente do Instituto Butantan e Inês Coimbra foi reconduzida para a Procuradoria-Geral do Estado.
Dr. Esper G. Kallás é médico infectologista, professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Ele também coordena o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP e é vice-coordenador da Comissão de Pesquisa da FMUSP. Coordena o ambulatório de HIV e AIDS do HC FMUSP, que assiste a mais de 4 mil pessoas para tratamento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Inês Coimbra, por sua vez, é advogada, mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e professora do curso de especialização em Direito Administrativo da instituição. Procuradora estadual de carreira há 18 anos com atuação nas áreas de regularização fundiária e imobiliário, saúde, habitação popular, concessões e PPPs. Em 2022, foi nomeada procuradora-geral do estado, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo.