Sinfônica faz concerto de aniversário com novo maestro e Fafá de Belém

A Orquestra Sinfônica vai presentear Campinas, pelos seus 248 anos, com um concerto que marca a estreia do novo regente titular e maestro Carlos Prazeres, e também terá a participação especial da cantora Fafá de Belém. A apresentação será aberta ao público, neste domingo, 17 de julho, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral. A entrada é pelo portão 2.


“É um presente duplo que Campinas recebe: primeiro, porque será um evento público e aberto para toda a população, prepaprado com muito carinho; depois, tem a chegada do maestro e também a presença da Fafá de Belém, que vem abrilhantar e marcar essa data tão especial para todos nós”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. A realização do concerto é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Carlos Prazeres estreia como regente titular e maestro da Sinfônica, com a perspectiva de trazer modernidade, atualidade e inovação para a Orquestra. O programa, que ele próprio escolheu para esta ocasião, é uma mostra significativa e simbólica da proposta que traz para a OSMC.

“Estou chegando agora e começo do zero”, diz Prazeres sobre a escolha, para a abertura, de “Alvorada”, da ópera “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes. “A ausência de movimento no início da composição é uma alvorada, um despertar, um amanhecer”, descreve ele.


O programa será “uma inusitada junção da música brasileira com a música tcheca”. O repertório traz “O Moldávia”, de Bedřich Smetana. De forma didática, Prazeres explica porque escolheu o rio da Moldávia, na Romênia, para esta sua primeira apresentação ao público: “É interessante porque a música começa com uma junção de duas flautas simbolizando aquele barulho que se ouve da nascente de um rio. E vai crescendo, vai ganhando forma e se torna um rio de verdade. É isso que a gente quer aqui: começar esse rio e em algum momento conseguir chegar ao mar”.

A Bruxa do Meio-Dia

Quem já ouviu falar da Bruxa do Meio-Dia, do compositor Antonín Dvořák? O público em geral vai poder conhecer o poema sinfônico, que conta uma história de terror. A música reflete o dramatismo do enredo, da luta de uma criança rebelde e sua mãe diante das tentativas da bruxa de se apoderar da criança.


Para terminar em clima de festa, vem “Batuque”, da suíte “Reisado do Pastoreio”, “uma potencialidade de música, considerada uma das mais envolventes e empolgantes”, explica Prazeres. “Depois dessa catarse, entregamos o concerto para essa pessoa sensacional que é a Fafá de Belém”.

Fafá de Belém

A cantora, compositora e atriz brasileira separou músicas consagradas do público para trazer aos ouvintes campineiros: Ave Maria, Coração do Agreste, Dentro de mim, Foi assim, Memórias, Nuvem de lágrimas e Sob medida.


Programa

Orquestra Sinfônica de Campinas

1. Alvorada, da ópera Lo Schiavo
Carlos Gomes

2. O Moldávia
Bedřich Smetana

3. A Bruxa do meio-dia
Antonín Dvořák

4. Batuque (da suíte Reisado do Pastoreio)
Oscar Lorenzo Fernandez


Repertório – Fafá de Belém

Ave Maria

Coração do Agreste

Dentro de mim

Foi assim

Memórias

Nuvem de lágrimas

Sob medida
 


Serviço

Concerto de Aniversário de Campinas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Regente titular e maestro: Carlos Prazeres


Dia: 17 de julho ( domingo)
Horário: 18h
Local: Concha Acústica do Taquaral, Avenida Heitor Penteado, s/n. Entrada pelo Portão 2.
Entrada gratuita
Patrocínio: Azul, Bosch, Sanasa

Apoio: Direção Cultura, Eletromidia, Geraldo Alta Costura, Royal Palm Hotéis e Vitória Hotéis)
 


Sobre Carlos Prazeres

Carlos Prazeres, 48 anos, carioca e desde 2011 regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia. Um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração. Trabalhou durante oito anos como regente assistente de Isaac Karabtchevsky na Orquestra Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro.

Prazeres foi escolhido para a OSMC em maio, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. A sua escolha foi endossada pela Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica.

Estudou regência com I. Karabtchevsky, graduou-se em oboé na UNI-Rio sob a orientação de Luis Carlos Justi e foi bolsista da Fundação VITAE durante seus estudos de pós-graduação na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim/Fundação Karajan, sob a orientação de Andreas Wittmann.

Em sua trajetória, já dividiu o palco com artistas consagrados como Antonio Meneses, Nelson Freire, Heléne Grimaud, Ilya Kaler, Gil Shaham, Maxim Vengerov, Ramón Vargas, Peter Donohoe, Jean-Louis Steuerman, Fábio Zanon, Augustin Dumay, entre outros. Convidado pelo maestro Wagner Tiso para atuar como maestro de sua série MPB & JAZZ, passou a desenvolver uma extensa atividade na música popular e acompanhou artistas como Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Stanley Jordan, Milton Nascimento, Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, entre outros.

Como maestro convidado, Prazeres dirige com frequência importantes conjuntos sinfônicos, como a Orchestre National des Pays de la Loire, Sinfônica de Roma, Orquestra da Arena de Verona, Sinfônica Siciliana, Orquestra Cherubini, Orquestra Internacional do Festival de Riva del Garda, Youth Orchestra of the Americas, Junge Philharmonie Salzburg, Filarmônica de Montevideo, Filarmônica de Bogotá, Filarmônica de Buenos Aires do Teatro Colón, Filarmônica de Mendoza, Orquestra do Instituto Politécnico do México, OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra do Theatro Municipal do RJ, Filarmônica de Goiás, Orquestra Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), OSUSP, Sinfônica de Campinas, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra do Teatro São Pedro (RS), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, entre outras.

Sobre Fafá de Belém

Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música “Filho da Bahia”, cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.

A cantora completou, em 2018, 43 anos de carreira, com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Portugal. Já gravou mais de 30 álbuns, entre CDs, DVDs e EPs, além de participações em coletâneas de sucesso e outros artistas. Além disso, possui cerca de cinquenta canções inseridas como temas de novelas e especiais de TV e soma uma série de shows e turnês nacionais e internacionais, com espetáculos em países como Itália, Espanha, Alemanha e, principalmente, Portugal.

Em janeiro de 2022, Fafá de Belém estreou como técnica do The Voice +, ao lado de Ludmilla, Carlinhos Brown e Toni Garrido.

Aos poucos, a agenda de shows da cantora vem retornando. Este ano, ela já apresentou um show em homenagem a Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, em Belém, pelo Dia das Mães, e subiu ao palco do Sesc Pinheiros, em São Paulo, para três apresentações do show Voz e Piano.

Agora, Fafá de Belém se prepara para a volta presencial do Círio de Nazaré, que acontece em outubro, em Belém, onde comanda a Varanda de Nazaré.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com