Seis pontos separam Lula e Bolsonaro, aponta Paraná Pesquisa nacional
evantamento nacional do instituto Paraná Pesquisa divulgado nesta quarta-feira (6) mostra que o pré-candidato petista Lula teria 41,1% das intenções de votos para presidente, contra 35,1% do candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL); diferença de apenas seis pontos, com margem de erro de 2,2%.
Segundo a pesquisa, Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira colocação na preferência do eleitor, com 7,4%. A senadora Simone Tebet (MDB) teria 2,2% e André Janones (Avante), 1,5%. Os demais candidatos não atingiram 1%.
De acordo com o cenário estimulado, Pablo Marçal (Pros) tem 0,6%; Vera Lúcia (PSTU), 0,6%; Felipe D’Ávila (Novo), 0,4%; Luciano Bivar, a mais rica pré-candidatura presidencial, do União Brasil, tem apenas 0,3%; Eymael (DC), 0,2%; Sofia Manzano (PCB), 0,2% e Leonardo Péricles, do partido novato de extrema-esquerda Unidade Popular, não pontuou e aparece com 0%.
No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são revelados ao entrevistado, o petisa Lula tem 29,5% e Bolsonaro, 27,7%, o que representa um empate técnico. Neste cenário, mais de 31% dos eleitores não sabem em quem votar.
O Paraná Pesquisa ouviu 2.020 eleitores entre os dias 30 de junho e 5 de julho, em 162 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09408/2022.
Lula cai, e Bolsonaro sobe nas intenções de votos em São Paulo
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (7) mostra uma queda nos números do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao passo que revela um crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), no estado de São Paulo.
De acordo com os dados levantados, Lula tem 37% das intenções de voto, e Bolsonaro aparece com 32%. Na pesquisa divulgada em maio, o petista tinha 39%,enquanto Bolsonaro aparecia com 28% em São Paulo.
Tais números são resultados da análise estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são informados sobre os nomes dos pré-candidatos, há um empate: tanto o petista quanto o atual chefe do Executivo aparecem com 25%.
Ciro Gomes segue em terceiro lugar na preferência dos eleitores em ambas modalidades de pesquisa. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais e tem 95% de confiança. Foram ouvidas 1.640 pessoas, de forma presencial, entre 1º e 4 de julho.