Secretaria de Saúde inicia testagem da Covid-19 em motoboys
A Secretaria de Saúde inicia em 3 de novembro uma testagem de Covid-19 em profissionais que trabalham como entregadores (motoboys) em Campinas. O inquérito sorológico é uma demanda do Ministério Público do Trabalho. A informação foi divulgada pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo na internet na tarde desta segunda-feira, dia 26.
A testagem será feita em parceria com o laboratório Hilab, assim como aconteceu nos inquéritos realizados nas secretarias de Saúde, Educação e Segurança.
“O teste é gratuito e não é obrigatório. O trabalho passará uma realidade sobre a situação dos entregadores, uma categoria que foi bastante acionada neste período”, afirmou o prefeito.
Serão testadas cerca de 2,2 mil pessoas. A expectativa é que o trabalho seja feito em pelo menos quatro semanas, podendo se estender até 18 de dezembro.
Os motoboys interessados em participar devem agendar os testes pelo telefone 160 a partir da próxima quarta-feira, dia 28.
Serão atendidos 64 profissionais por dia, sendo 32 na sede do Cerest (Avenida Prefeito Faria Lima, 680) e 32 na Policlínica 2 (Avenida Francisco Glicério, 1.477, esquina com Barreto Leme).
“São dois locais centrais para que eles cheguem com mais facilidade e sejam atendidos rapidamente. Faremos um cadastro simples e depois a coleta do exame”, disse o secretário de Saúde Carmino de Souza. A Secretaria de Saúde contará com a ajuda de estudantes e professores de enfermagem de cinco escolas técnicas e universidades.
A categoria foi escolhida porque as pessoas do setor estão potencialmente expostas.
A divulgação da testagem será feita pelo Ministério Público do Trabalho junto às empresas. Não é possível quantificar o número de motoboys trabalham em Campinas.
Sobre o teste
Será feito um teste rápido, que detecta, por meio de exame de sangue (uma gota), se a pessoa produziu anticorpos, recentemente ou há mais tempo, contra o coronavírus. A plataforma Hilab faz a leitura da gota de sangue e envia dos dados para uma central.
O resultado é conhecido cerca de 15 minutos depois. A pessoa testada recebe o resultado no e-mail ou no celular.