Secretaria de Saúde de Campinas inicia estratégia de vacinação contra a Mpox
A Secretaria de Saúde iniciou a convocação de aproximadamente 100 pessoas que têm indicação para tomar a vacina contra a Mpox em Campinas. O contato está sendo feito por telefone. A expectativa é que a vacinação comece na próxima semana.
O imunizante será aplicado em grupos muito específicos, por agendamento, nos serviços onde estas pessoas fazem acompanhamento de saúde ou retirada de medicação.
A data da dose de cada paciente será marcada a partir de avaliação das equipes técnicas, atendendo a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Chaúla Vizelli, articuladora do Programa de Imunização de Campinas, disse que a atual estratégia de vacinação tem como objetivo principal a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença.
“O Brasil conseguiu um quantitativo não muito grande de doses, mas conseguiu direcionar para quem se beneficiará mais da vacina.
Em Campinas, houve uma diminuição expressiva da transmissão e o cenário epidemiológico é de decréscimo”, afirma Chaúla. Campinas confirmou 97 casos de Mpox, desde junho de 2022. Em 2023, foi confirmado apenas 1 caso, em janeiro.
A vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal. Os profissionais de saúde que estão atuando na estratégia foram capacitados para esta ação.
INDAIATUBA
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba recebeu na última quarta-feira (22) uma remessa de vacinas contra a varíola dos macacos ou Monkeypox. A imunização será realizada pelo SAE/CTA – Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento – para pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do cenário atual de transmissão observada no país.
A população alvo a ser vacinada, definida por normas técnicas do Ministério da Saúde (MS), são as pessoas vivendo com HIV/AIDS com idade igual ou superior a 18 anos, que sejam homens cisgêro, travestis e mulheres transexuais e que possuam contagem de linfócitos T – CD4 menor que 200 cel/mm³ em exame coletado nos últimos seis meses. Os pacientes que já fazem acompanhamento nos serviços de saúde do município serão contatados pelos profissionais da Prefeitura. Àqueles que não estão inseridos no SUS, e estejam em serviços privados/conveniados também tem direito à vacinação mas precisam estar dentro das normas do MS, procurar o SAE/CTA de Indaiatuba de segunda a sexta, das 8h às 17h e apresentar documento com foto, cópia do último exame de linfócitos T – CD4 menor que 200 cel/mm³ coletado nos últimos seis meses além de um relatório médico autorizando a vacinação.
Todos os pacientes elegíveis para essa imunização contra a varíola dos macacos serão convocados pela Saúde através do telefone registrado na unidade do SAE/CTA, a partir daí serão agendados de forma gradual para a realização da vacinação.
O SAE/CTA está localizado na avenida Visconde de Indaiatuba, 199 – Vila Vitória (anexo ao Hospital Dia).