Saúde Digital: Campinas atende 13 mil em 7 meses e amplia em 33% vagas na dermatologia

Campinas registrou 13 mil atendimentos pelo serviço de Saúde Digital de março a outubro deste ano, o que evidencia a importância do serviço de assistência médica on-line para atender à demanda da população. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou em 33% o total de vagas disponíveis na especialidade de dermatologia, por exemplo.

Veja abaixo perfil do serviço.

Perfil dos atendimentos

O total de atendimentos contempla teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico, e as teleinterconsultas, quando profissionais dos Centros de Saúde (CSs) trocam informações e opiniões com especialistas de policlínicas para otimizar a assistência em casos que abrangem as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia.

No caso dos pacientes, quase todos os casos são avaliados por médicos do Hospital Dr. Mário Gatti, mas 198 moradores chegaram a passar por análises de profissionais das unidades básicas. A teleconsulta começou a ser aplicada gradativamente na cidade no fim de maio e está disponível em todos os CSs desde a última semana de julho.

Um levantamento realizado pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o maior número de atendimentos foi registrado nas regiões norte e sudoeste. Com isso, as áreas com mais demandas foram as dos centros de saúde Costa e Silva, Aurélia, Boa Vista, Santa Bárbara, Rosália, San Martin, Esmeraldina, Nova América e 31 de Março.

Atendimentos na plataforma por região (inclui teleinterconsultas)

Não informado – 24,5%

Sudoeste – 21,5%

Norte – 17%

Suleste – 10,5%

Leste – 9,5%

Noroeste – 9%

Sul – 8%

Teleconsultas – Sala Azul (pacientes atendidos por médicos do Mário Gatti)

Não identificado – 30,5%

Norte – 20,5%

Sudoeste – 13,5%

Leste – 12,5%

Sul – 7,9%

Noroeste – 7,6%

Suleste – 7,5%

A coordenadora do Saúde Digital em Campinas, Thaís Leitão Ramos Luiz, considerou que alguns fatores podem ter resultado na diferença de percentuais entre regiões.

“Há fatores que observamos em algumas unidades e alguns territórios que não necessariamente se repetem, e que acontecem na velocidade da transformação digital do território. É um processo complexo que depende da mudança de paradigmas e experiências de sucesso”, explicou ao avaliar os resultados por área.

Sobre o item “não informado”, ela lembrou sobre a importância de atualização do cadastro individual completo de cada cidadão no momento de elaboração do prontuário eletrônico e explicou que outras métricas são usadas para localizar o paciente.

“Já foram aplicadas correções e temos um menor número de dados como ‘não informados’ desde setembro”, ponderou a coordenadora ao destacar que os dados têm sido refinados.

Avaliação positiva

A pesquisa do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital indica uma avaliação dos moradores sobre as teleconsultas. Ela revela que:

Tempo médio de atendimento: 11,1 minutos

Nota média do serviço (acolhimento até consulta): 8,9

Idade média do usuário: 40,1 anos

“A análise é positiva. A gente tem uma percepção das notas e elogios, principalmente em relação à ampliação de acesso, otimização, agilidade, comodidade e segurança nesses atendimentos”, destacou Thaís.

Ampliação de vagas na dermato

Em meio à avaliação positiva da população, a Secretaria de Saúde, a partir de acordo com o Hospital PUC-Campinas, ampliou o número de vagas disponíveis para a área de dermatologia. Em setembro, foram 18, e a quantidade subiu para 24 em outubro.

Segundo a coordenadora do Saúde Digital, há uma expectativa de que mais três especialidades passem a utilizar a plataforma até dezembro.

Como funciona?

O paciente que apresenta alguma queixa, avaliado como caso de baixa complexidade e sem consulta agendada, passa por uma triagem do centro de saúde. Se for necessária avaliação em consulta médica, a enfermagem oferece o serviço de teleconsulta.

Caso o paciente aceite, ele recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.

O acesso ao Saúde Digital pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, pode contatar o profissional por meio de um computador do CS. O médico que faz o atendimento à distância, fica no Hospital Mário Gatti.

Futuramente, os pacientes podem agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, por um aplicativo que está em desenvolvimento, ou pelo telefone 160. A previsão da Saúde Digital é de que os novos recursos estejam disponíveis para a população a partir de 2024.

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