Saúde de Campinas amplia a oferta de endoscopia em 2 mil exames

A Secretaria de Saúde ampliou em mais de  2 mil vagas a oferta de endoscopia na rede municipal de Saúde. No final do ano passado e início de 2023, o SUS Municipal passou a oferecer quase 9 mil oportunidades por ano para a realização do exame – em 2019, um ano antes da pandemia, foram disponibilizadas cerca de 6,8 mil vagas. Com isso, a espera por endoscopias eletivas (sem urgência), que era de cerca de quatro meses, diminuiu para aproximadamente um mês.  

“A medida faz parte da qualificação da rede de saúde. Com a pandemia e a suspensão de exames eletivos em grande parte de 2020 e 2021, a demanda reprimida aumentou. Por isso adequamos o contrato com um dos serviços e aumentamos a oferta. A diminuição da espera e a qualidade do atendimento na rede municipal são prioridades da Pasta”, afirmou o secretário de Saúde Lair Zambon. No ano passado, a secretaria dobrou as vagas de exames de imagens nas policlínicas.   

A endoscopia é realizada pela PUC, pelo Mário Gatti  e pela Unigastro, empresa contratada, e é agendada pelos centros de saúde. Por isso, quem precisa fazer o exame tem que procurar o centro de saúde de referência para avaliação e encaminhamento.  

 Zambon alerta que a Secretaria de Saúde enfrenta um problema com as ausências nos exames agendados. “Cerca de 30% dos agendados não comparecem e não desmarcam o exame. Isso prejudica outras pessoas que esperam pelo procedimento”, diz. O ideal é que o paciente cancele o agendamento com pelo menos 48h de antecedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com