Saúde começará a vacinar público 40+ contra covid-19 a partir de 2ª
A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas começa na segunda-feira, dia 27 de junho, a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 (segunda dose adicional) em pessoas a partir de 40 anos que receberam a terceira dose (primeira dose adicional) há pelo menos quatro meses.
As vacinas estão disponíveis sem agendamento em 65 centros de saúde (apenas os CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança não aplicam a dose).
Para ser vacinada, a pessoa precisa apresentar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação (se tiver). Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no vacina.campinas.sp.gov.br.
Gripe
A vacina contra a gripe está disponível para todos, a partir de seis meses de idade, em 65 centros de saúde da cidade. Apenas os CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança não participam da vacinação.
A página wwww.vacina.campinas.sp.gov.br traz endereços e horários das salas de vacina. O prazo é indeterminado e a doses seguem disponíveis enquanto houver estoque.
Como a vacina da gripe é atualizada anualmente, deve ser renovada pela população. A coordenadora da Central de Vacinas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Cintia Bastos, explica que a dose é feita a partir do vírus inativado e, portanto, não causa gripe.
Ela também enfatiza que a vacina é segura, eficaz e reduz o risco de morte e hospitalizações. “É a melhor forma de proteger todos contra a gripe”, destaca.