Política

Rubio confirma possibilidade de EUA aplicarem sanções a Moraes

O secretário de Estado norte-americano Marco Rubio afirmou, nesta quarta-feira (21), que os Estados Unidos estão considerando a imposição de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A possibilidade foi levantada durante uma audiência no Congresso, quando Rubio foi questionado se o governo do presidente Donald Trump cogitava aplicar medidas contra o magistrado brasileiro.

A declaração feita por Rubio foi em resposta a um questionamento do deputado republicano Cory Mills, que cogitou a aplicação da chamada Lei Magnitsky contra Moraes. A legislação em questão permite aos EUA a imposição de sanções a autoridades estrangeiras acusadas de corrupção ou violação de direitos humanos, incluindo o congelamento de bens em território norte-americano e a proibição de entrada no país.As tensões relacionadas a Moraes envolvem decisões recentes do magistrado contra plataformas digitais como o X e o Rumble. Em agosto do ano passado, o ministro determinou a suspensão temporária da rede de Elon Musk no Brasil até que ela cumprisse ordens judiciais que incluíam o bloqueio de contas e a indicação de um representante legal em território nacional.

Mais recentemente, o magistrado também ordenou o bloqueio do acesso ao Rumble, plataforma popular entre grupos conservadores e de direita, após a empresa se recusar a derrubar o perfil do jornalista Allan dos Santos, que reside nos Estados Unidos. O fato motivou a própria Rumble e a Trump Media, companhia do presidente americano Donald Trump, a processarem Moraes na Justiça americana.

As medidas de Moraes têm gerado críticas internacionais, especialmente entre aliados de Musk e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apontam que o ministro estaria praticando censura contra figuras políticas de direita. O magistrado, por sua vez, sustenta que suas decisões têm como objetivo proteger a democracia.

Em meio ao imbróglio, o Departamento de Estado norte-americano, liderado por Rubio, expressou preocupação com as ordens de Moraes, classificando-as como violações aos valores democráticos. Em resposta, o governo brasileiro acusou os Estados Unidos de politizarem decisões do Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com