Rodrigo Garcia: ‘Bandido que levantar arma vai levar bala da polícia’
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 4, um reforço no efetivo da polícia para tentar coibir a criminalidade na capital paulista. O governador Rodrigo Garcia (PSDB), que está há um mês no cargo no lugar de João Doria (PSDB), participou do anúncio da Operação Sufoco.
“Bandido que levantar arma para a polícia vai levar bala”, disse Garcia, ao afirmar que vai dobrar o efetivo de policiais nas ruas da cidade.
O efetivo diário, até então de 5 mil policiais por dia na capital, será quase dobrado para a Operação Sufoco. Com o reforço nas ruas de 4,7 mil agentes contratados a partir de jornadas extras da Polícia Militar, Guarda Civil e Polícia Civil, haverá intensificação de ações, como vistorias de veículos nas ruas.-Publicidade-
A medida é uma resposta à onda de assaltos na cidade de São Paulo. O coronel Ronaldo Miguel Vieira, que assumiu ontem o comando da PM, disse na ocasião que serão feitas abordagens a todos os motoqueiros, para coibir roubos cometidos por criminosos disfarçados de entregadores de aplicativos.
No final de abril, o governo paulista divulgou dados oficiais da criminalidade no Estado no primeiro trimestre deste ano. Os novos números mostraram um aumento em grande parte dos crimes patrimoniais, na comparação com o mesmo período de 2021
Segundo os dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública, São Paulo registrou mais de 130 mil furtos de janeiro a março deste ano, uma alta de 28% em relação a 2021.
Em relação aos roubos, o Estado registrou 60 mil casos nos primeiros três meses do ano, alta de 7%, na comparação com 2021.