Corporativo

RMC terá unidade metropolitana para destinação final do lixo

Campinas é uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a aderir ao programa “Integra Resíduos” do governo do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito de Campinas e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Dário Saadi, durante reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira, 17 de abril, com prefeitos e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, em Campinas.

“Eu já falo aqui que Campinas está dentro. A destinação do lixo é um desafio para todas as cidades. A gente tem que ter a solução ambientalmente responsável, uma solução que respeite as normas e Campinas com suas 1.300 toneladas de resíduos por dia vai participar”, disse Dário.

Na prática, a região passará a contar com uma unidade metropolitana para a destinação do lixo. O programa apresentado pela secretária ao Conselho prevê a concessão de serviços para garantir a destinação adequada dos resíduos de forma regionalizada. O objetivo é garantir o melhor aproveitamento dos materiais por meio de reciclagem e outras tecnologias, como a geração de energia.

“A gente vai olhar para a geração, as distâncias, a disponibilidade diária e ver o que realmente faz sentido. O plano regional é importante, porque olha a especificidade de cada município”, explica a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

O programa também prevê a transformação dos catadores em agentes ambientais, como forma de valorizar a atividade desenvolvida por esses profissionais.

Os outros municípios da RMC que também aderiram ao programa são: Santa Bárbara, Monte Mor, Pedreira, Valinhos e Nova Odessa. O prefeito de Campinas e presidente do CD-RMC, Dário Saadi, definiu o dia 25 de abril como prazo para que outros municípios da região apresentem interesse em fazer parte do programa.

 

Resíduos Urbanos

Atualmente, Campinas coleta diariamente nos domicílios 1.300 toneladas de resíduos orgânicos em toda a cidade. Em 2024, recebeu o Prêmio Índice de Sustentabilidade Urbana (Islu), ficando em 1º lugar no estado de São Paulo em limpeza urbana. Também foi apontada como a única de São Paulo entre as 10 melhores do Brasil em limpeza urbana, com população acima de 250 mil habitantes, pela Associação Brasileira de Resíduos de Meio Ambiente (Abrema).

Veja outro números de Campinas:

  • Coleta mecanizada – 7.500 contêineres, 400 toneladas por dia.
  • Coleta seletiva – recicla 6% dos resíduos da cidade.  tem 13 cooperativas de reciclagem.
  • Usina Verde de Compostagem –  transforma, por dia, 100 toneladas de restos de poda e lodo de estação de tratamento em 30 toneladas de adubo orgânico.
  • Usina Recicladora de Materiais –  processa, por mês, cerca de 6.500 toneladas de resíduos de construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com