Ranking de Matemática e Ciência: Brasil fica atrás de Irã e Bósnia

Mais da metade (51%) dos estudantes brasileiros de 9 anos não conseguem fazer contas básicas de Matemática e medidas simples. Isso inclui, por exemplo, multiplicação de números com apenas um dígito, como 4 x 5 ou 3 x 8, ou medir comprimento com uma régua.

Em Ciência, os resultados são um pouco melhores, mas só 31% as crianças sabem que a gravidade puxa as coisas para baixo. O resultado faz parte da prova Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), divulgada no mundo todo na última quarta-feira (4). É a primeira vez que o Brasil participa do exame.

O desempenho dos alunos do 4º ano deixou o Brasil na 55ª posição entre 58 países em Matemática, na frente do Marrocos, do Kuwait e da África do Sul. No entanto, o Brasil fica atrás do Irã, Bósnia e Cazaquistão. As informações são do Estadão.

Os resultados mostram que as dificuldades de aprendizagem das crianças brasileiras começam cedo. Entre os alunos, 16% tiveram desempenho pior do que se tivessem chutado todas as questões e 5% não acertaram nenhuma pergunta na prova do 4º ano de Matemática.

Antes, o Brasil só tinha sido comparado a outros países em avaliações desse tipo com alunos de 15 anos, que fazem o Pisa, conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O TIMSS tem questões de Matemática e Ciências e avalia alunos do 4º e do 8º ano do ensino fundamental. Em todos os rankings, os países asiáticos se destacam. Cingapura está no topo de ambas as disciplinas, nas duas idades avaliadas. A cidade-estado do Sudeste Asiático é seguida por países como China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul.

A nação melhor posicionada fora da Ásia é a Lituânia, em sétimo lugar no ranking do 4º ano de Matemática. Em seguida, vêm a Turquia e a Inglaterra. Os Estados Unidos estão em 27º.

Os resultados dos países podem ser expressados de várias formas, além da posição no ranking. De acordo com os acertos, os alunos vão alcançando os níveis de dificuldade: baixo, intermediário, alto e avançado.

O TIMSS é realizado pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), cooperativa internacional de instituições de pesquisa, agências, acadêmicos e analistas, sediada na Holanda. O exame é conduzido em parceria com o Boston College (EUA). Esse foi o oitavo ciclo de avaliações, que são feitas a cada quatro anos.

Foram avaliados cerca de 650 mil estudantes de escolas públicas e privadas dos países participantes em 2023. As provas foram feitas no computador. Há questões sobre números, medição e geometria, por meio de resolução de problemas.

Segundo a IEA, 91% dos estudantes de 4º ano de todos os países avaliados alcançaram “pelo menos o padrão internacional mínimo (400 pontos na escala do TIMSS) em Matemática, uma indicação de que demonstraram habilidades como adicionar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas”. Internacionalmente, 81% dos alunos de 8º ano chegaram a esse nível, demonstrando conhecimento sobre números inteiros, encontrando o comprimento dos lados de polígonos e lendo informações de gráficos.

O relatório do TIMSS ainda informa que os dados do Brasil tem “reservas sobre a confiabilidade” por causa da porcentagem de alunos com desempenho muito baixo. Participaram da prova 22.770 estudantes brasileiros que estavam no 8º ano em 2023 e 22.130 que estavam no 4ª ano.

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