Questionado, Bolsonaro afirma que joias não foram surrupiadas

Nesta quarta-feira (29), antes de retornar ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que as joias recebidas da Arábia Saudita não foram “surrupiadas” e nada foi escondido. A declaração foi em resposta ao questionamento do jornalista da CNN, ainda no Aeroporto Internacional de Orlando, nos Estados Unidos.

Durante a entrevista, Bolsonaro fez questão de tornar indiscutível a origem dos presentes ganhos e relembrou que uma das peças seria para ele, e as outras para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro. De acordo com o ex-presidente, o casal só tomou conhecimento da notícia de que os objetos de valor haviam chegado, pela imprensa.

Bolsonaro contou ainda que o material “foi buscado, documentalmente, com ofícios”. O ex-chefe do Executivo disse que sua equipe procurou recuperar esse material para o acervo e por ofício.

De acordo com Bolsonaro, “ninguém quis buscar na mão grande”. O ex-presidente ainda ressaltou que “não teve avião da força aérea especificamente pra tentar buscar esse material em São Paulo”.

– Está à disposição, não está escondido, não foi surrupiado de lá. Mais da metade, em volume, nós já doamos. Doamos para o órgão certo, Acervo Nacional e Biblioteca Nacional – afirmou.

Sobre o local onde as joias estão, Bolsonaro respondeu:

– Estão no meu acervo [as joias], agora perguntar onde é eu não posso divulgar (…) por questões de segurança.

Na ocasião, Bolsonaro relembrou dos seus direitos.

– A lei diz que eu posso ficar com o material e posso usá-lo, não posso vendê-lo. O TCU [ Tribunal de Contas da União] entendeu que esse material nem podia ser usado. Sem problema nenhum. Quem vai usar um relógio, por exemplo, de 200, 300 mil reais? Eu jamais usaria – completou.

A DECISÃO DO TCU
Em 15 de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Bolsonaro devolvesse à Presidência os presentes recebidos por ele da Arábia e dos Emirados Árabes.

Em 24 de março, o advogado do ex-presidente, Paulo Amador da Cunha Bueno, entregou, o conjunto de joias da Arábia Saudita que foi recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O estojo é composto por relógio com pulseira em couro, par de abotoaduras, caneta rosa gold, anel e um masbaha (uma espécie de rosário islâmico) rose gold, todos da marca suíça Chopard.

Seguindo a orientação do TCU, o conjunto foi entregue em uma agência da Caixa localizada na Asa Sul, região central de Brasília. Além do estojo, foram entregues as armas que foram presenteadas ao ex-presidente pelos Emirados Árabes Unidos, na sede da Polícia Federal (PF), também em Brasília.

Passageiros aplaudem Bolsonaro em voo de retorno ao Brasil

Os passageiros que estavam no voo da Gol Linhas Aéreas que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de Orlando, nos Estados Unidos, para Brasília (DF), reagiram à presença do político na aeronave, que deixou o território estadunidense na noite desta quarta-feira (29) e chegou no Brasil na manhã desta quinta (30).

Dentro do avião, ao embarcar nos Estados Unidos, Bolsonaro recebeu sorrisos e cumprimentos dos passageiros que estavam a bordo do voo da Gol Linhas Aéreas. A aeronave que trouxe o ex-chefe de Estado de volta ao Brasil decolou do território estadunidense às 22h08 pelo horário local (23h08 de Brasília) e pousou às 6h38 no Aeroporto Internacional de Brasília.

AGENDA DE BOLSONARO NO BRASIL
Após desembarcar no país, Bolsonaro seguirá para a sede do Partido Liberal, no Complexo Brasil 21, em Brasília, onde será recebido, entre outros, pela esposa, Michelle Bolsonaro, pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, pelo secretário de Relações Institucionais do partido, general Braga Netto, e por outras autoridades.

De acordo com o PL, não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente. Ele deverá apenas receber cumprimentos de parlamentares da legenda e de outras autoridades em um espaço reservado dentro do Complexo Brasil 21, que terá acesso restrito. A sigla informou ainda que o encontro será fechado.

Já na próxima semana, Bolsonaro deve assumir formalmente a função de presidente de honra do Partido Liberal e deverá despachar normalmente em seu escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com