“Quero participar das eleições do ano que vem”, diz Bolsonaro
o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) falou sobre o seu julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manifestou interesse em participar das eleições municipais de 2024 e comentou sobre as eleições presidenciais de 2026. As declarações foram realizados no programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
– Eu quero participar das eleições do ano que vem, vou participar, sim. Quero continuar com meu direito, e não tem nada que possa me tirar do direito político, a não ser uma arbitrariedade – disse.
Com o risco de se tornar inelegível por oito anos, o ex-chefe do Executivo relembrou dois casos: o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
– A Dilma foi cassada e continuou com seus direitos. Está errado. O Lula foi condenado e foi eleito presidente da República. Está errado ai também – pontuou.
DESENVOLVIMENTO DO BRASIL
Bolsonaro reforçou que seu sonho é continuar trabalhando para o desenvolvimento do Brasil.
– É muito ruim quando se aparelha o Judiciário para atingir fins políticos. Eu estou com 68 anos de idade, estamos participando nesses dois dias dessa nossa vinda a Porto Alegre (RS), na Assembleia Legislativa, conversando com a população. A gente sonha em continuar trabalhando pelo futuro do nosso Brasil, do Rio Grande do Sul, mas mais importante é o Brasil. Estamos empenhados nessa missão – afirmou.
ELEIÇÃO DE 2026
Sobre a corrida presidencial de 2026, o ex-chefe do Executivo afirmou que se anulados seus direitos políticos, ele não estará morto, mas destacou que prefere “disputar alguma coisa em 2026”.
– Obviamente, me tirando os direitos políticos eu não vou estar morto, mas prefiro poder disputar alguma coisa em 2026. Me tirar agora direitos políticos, sem uma prova, sem algo de concreto que eu tenha feito, isso é um crime – disse.
Durante a entrevista, inicialmente o ex-presidente evitou falar sobre uma possível ilegibilidade. Mas, questionado, Bolsonaro relembrou sua idade, disse que só deixará a política “quando as condições físicas e mentais não permitirem” e garantiu que continuará fazendo política.
– Se me tornarem inelegível agora, eu não posso disputar a eleição de 2026, não posso disputar a de 2030. Vou disputar em 2034. Eu acho que até lá eu já terei ido embora. Eu estou com 68 anos de idade – ressaltou.
Aliados divulgam Pix para que Bolsonaro possa pagar multas
Aliados de Jair Bolsonaro iniciaram, nas redes sociais, uma campanha para arrecadar fundos para que o ex-presidente possa pagar as multas que tem recebido por não usar máscara durante a pandemia de Covid-19.
Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), André Fernandes (PL-CE), Mário Frias (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) são alguns dos apoiadores que estão divulgando o Pix de Bolsonaro para que seus seguidores façam doações.
– Pessoal, vocês estão sabendo que o Bolsonaro recebeu diversas multas por conta de processos jurídicos e estão o pressionando financeiramente para inibi-lo de continuar sendo oposição – explicou Nikolas Ferreira.
Em várias redes sociais os amigos, políticos aliados e apoiadores estão compartilhando a chave Pix do ex-presidente.
– Pessoal, o Pix do Bolsonaro é: CPF 453.178.287-91. Nome: Jair Messias Bolsonaro. Conta: Banco do Brasil. O Presidente está recebendo diversas multas em processos absurdos por todo o país, qualquer valor já ajuda! O Pix é o CPF de Jair Messias Bolsonaro e a conta está em seu nome! Confira antes de transferir – divulgou o deputado estadual Bruno Engler (MG), de Minas Gerais.
ENTENDA AS MULTAS
O ex-presidente participou de vários eventos durante a pandemia sem usar proteção facial. O então governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr (Sem partido), aplicou ao menos sete multas que, juntas, estão em mais de R$ 430 mil.