Pronto-socorro adulto do Mário Gatti opera em plena capacidade
O pronto-socorro adulto (PSA) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti está funcionando, a partir desta quinta-feira, 17 de outubro, em plena capacidade, após a conclusão das obras de reforma e ampliação da infraestrutura de atendimento das urgências e emergências.
“Nós reformamos o antigo pronto-socorro infantil e anexamos ao PSA. Com isso, nossa expectativa é ampliar em 30% a capacidade de atendimento de adultos, passando de 10,5 mil pacientes atendidos por mês para 13,6 mil atendimentos”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
Segundo o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, o pronto-socorro passou por uma reforma estrutural que permite acolher melhor o paciente e possibilita mais condições de trabalho aos profissionais. “Temos um PSA climatizado, informatizado, com equipamentos, com recepção ampliada, mais consultórios, enfim, a infraestrutura necessária para atender a demanda de urgência e emergência”, afirmou.
Ampliação
O PSA tinha seis consultórios e passou para 14, sendo três de especialidades, um especificamente de ortopedistas e os demais de clínicos gerais. A área de ortopedia tem salas de raio-x, de imobilização, de gesso e curativos. A reorganização do espaço permitiu, também, a implantação de uma sala com capacidade para 15 leitos de observação, com posto de enfermagem.
Na área originária do PSA, a primeira a ser reformada, são seis consultórios, duas salas de classificação de risco, sala de espera na área dos consultórios para pacientes classificados em amarelo ou laranja, salas de telemedicina, eletrocardiograma, medicação, farmácia e área administrativa.
A ampliação do pronto-socorro adulto foi possível com a anexação do espaço que era ocupado pelo pronto-socorro infantil e que foi transferido, no final de 2022, para a Unidade Pediátrica Mário Gattinho. Com isso, a área do pronto-socorro passou de 1,86 mil metros quadrados para 2,58 mil metros quadrados, crescimento de 38,6%. O investimento na obra, incluindo a reforma da recepção da área de internação, foi de R$ 5,4 milhões.
Obras
O pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realiza por mês, em média, 10,5 mil atendimentos de urgência e emergência em adultos. As obras ocorreram sem parar o atendimento à população e, no período, não foi restringido o atendimento a nenhum paciente.
Foram construídas novas rampas de acesso de pedestre e veículos, conjunto de banheiros, incluindo estruturas para pessoas com necessidades especiais. Todos os ambientes têm tecnologia de filtração de ar.
No período de reforma do PSA os atendimentos passaram a ocorrer na área do antigo pronto-socorro infantil (PSI), desativado em dezembro de 2022, com a transferência da área de urgência e emergência pediátrica para o Mário Gattinho.
Concluída essa parte da reforma, o atendimento retornou à área original e teve início a reforma do antigo pronto-socorro infantil e sua anexação ao PSA. Nesta quinta-feira, toda a área está disponibilizada ao atendimento da população.