Primeira blitz da Campanha ‘Morte Zerø no Trânsito’, em Campinas, alcança 1,5 mil na JBD
Cerca de 1,5 mil condutores e pedestres foram impactados pela primeira blitz educativa e fiscalizatória da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, realizada na manhã desta sexta-feira, 25 de fevereiro, em trechos da Avenida John Boyd Dunlop (JBD). Promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a ação envolveu cerca de 30 educadores e dez agentes da Mobilidade Urbana.
As abordagens ocorreram simultaneamente ao lançamento da campanha, realizado na Sala Azul do Paço Municipal. A mobilização busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida JBD e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade praticado na via. Em 2021, 374 acidentes foram registrados no eixo da JBD e 12 pessoas perderam a vida.
A primeira blitz contemplou três frentes de atuação, na altura da Estação Garcia, Balão do Londres e PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Condutores e pedestres foram orientados sobre a importância do cumprimento da velocidade regulamentada e do respeito à sinalização viária e semafórica.
Ao longo da campanha, que se estende até junho, serão realizadas cerca de 40 blitze de educação e fiscalização, em diversos pontos da avenida, desde a Praça Santa Catarina, na Vila Teixeira, até a Praça da Concórdia, no Parque Valença. Na segunda fase, as ações terão o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Frentes de atuação
A Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” contempla quatro pilares para preservar vidas no trânsito: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções viárias); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana).
Entre as ações programadas estão o reforço da sinalização viária e dos equipamentos de fiscalização eletrônica; mapeamento para melhoria do desenho viário e da acessibilidade; e formação dos agentes da Mobilidade para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde em casos de ocorrências. Na forma de painéis, banners e faixas, mensagens educativas estão sendo espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. Também haverá publicações nas redes sociais da Emdec e divulgação de vídeos de conscientização. Confira, no site da Emdec, o plano de ação da campanha.
A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec e o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito”. Também conta com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que está colaborando com o município na área de segurança viária.