Presidente da OAB-SP defende cassação de Arthur do Val

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) irá apresentar um pedido para apurar e, possivelmente, punir o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, por causa dos áudios machistas e sexistas sobre as mulheres ucranianas.

O pedido é assinado pela presidente da instituição, Patricia Vanzolini, e todas as 18 deputadas eleitas do estado.

– O contexto em que isso foi pronunciado denota desprezo pelas mulheres, pela situação de guerra, pela miséria, além da indução quase explícita ao turismo sexual. A OAB entende que faz parte da missão da instituição enfrentar questões relativas à discriminação de gênero e à misoginia. Nós avaliamos que essa fala é incompatível com o mandato eletivo e com o decoro parlamentar. Por isso defendemos a cassação dele – diz Vanzolini ao site Uol.

Ainda nesta segunda-feira (7), a OAB-SP promove uma caminhada em protesto às declarações de Mamãe Falei, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).

“UCRANIANAS FÁCEIS”
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, teve um áudio vazado nas redes sociais, na última sexta-feira (4), em que faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. O parlamentar youtuber viajou ao país do leste europeu sob o pretexto de “ajudar” na resistência à invasão russa.

Nas mensagens, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) afirma que as refugiadas ucranianas “são fáceis, porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilita o acesso às mulheres que tentam fugir da guerra no país.

– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.

Ainda segundo o youtuber, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.

– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de “mina” bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui – diz o deputado estadual em outra mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com