Prefeito da início à vacinação contra a Covid na rede municipal de saúde em Campinas
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, deu início nesta quinta-feira, 21 de janeiro, às 10h04, no Hospital Mário Gatti, à vacinação contra a Covid-19 na rede municipal de Saúde de Campinas. A primeira pessoa vacinada foi Maelly Romi Ikuno, médica que trabalha diretamente na assistência de casos de Covid-19, no Hospital. “É um ato simbólico, não do início da vacinação, mas também como uma demonstração da gratidão que temos pelo trabalho de todos os profissionais da Saúde. Sem dúvidas, essas pessoas merecem essa prioridade no início da vacinação, porque estão na linha de frente, trabalhando com amor e dignidade”, disse o prefeito Dário Saadi.
A Administração recebeu na noite de quarta-feira uma remessa de 24,9 mil doses da vacina que serão aplicadas em profissionais de saúde da assistência direta de casos de Covid-19 nos hospitais públicos e privados, incluindo o Mário Gatti e o Ouro Verde, e de 67 Centros de Saúde.
A cerimônia também contou com as presenças do secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, e do presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni, além de autoridades de saúde e da imprensa.
Além de Maelly, outras seis pessoas foram vacinadas na sequência, durante a cerimônia simbólica de início da imunização. São elas: Sérgio Dias – médico do Hospital Mário Gatti, Geovanna Mendes – técnica de enfermagem do Hospital Mário Gatti; Maria Fernanda Simielli Beck – enfermeira do Hospital Mário Gatti; Elcy Maria Alves da Silva – enfermeira da UTI do Hospital Ouro Verde; Ricardo Pires – técnico de enfermagem da UTI do Hospital Ouro Verde; e Deila Márcia da Silva – técnica de enfermagem da UTI do Hospital Ouro Verde.
Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou a importância de respeitar a fila e deixar a vacina apenas para os profissionais de saúde que tratam pacientes com a Covid-19. Ele mesmo, médico concursado do Hospital Mário Gatti, disse que vai aguardar a sua vez já que, neste momento, não atua na linha de frente no combate à Covid-19. “É uma questão de justiça a vacina ser aplicada em quem está na linha de frente no combate à pandemia. Eu vou tomar a vacina quando ela estiver disponível para a população em geral”, disse o prefeito Dário Saadi.