Ponte Preta supera o Confiança fora de casa, se garante na série B e rebaixa os sergipanos para a terceirona
Pela penúltima rodada da série B do Brasileirão, Confiança e Ponte Preta mediram forças no Batistão, em Aracajú, na tarde deste sábado (20). Em vida delicada na competição, as equipes buscavam o triunfo para somar os pontos necessários e seguir na luta contra o rebaixamento. No caso da Macaca, uma simples vitória livraria a equipe campineira da degola, pois chegaria aos 46 pontos e os adversários não alcançariam mais. Por outro lado, não existia outro resultado para os mandantes a não ser a vitória, para na última rodada ter chances de escapar, já que qualquer outro resultado rebaixaria os sergipanos nesta tarde/noite. Em um jogo fraco tecnicamente, a Macaca fez o suficiente para vencer por 1×0 e carimbar a manutenção na série B do ano que vem. Por outro lado, o resultado final rebaixa a equipe do Confiança para a série C.
O jogo
A peleja começou bastante devagar em Sergipe. Muitos erros de passe e pouco ímpeto tomaram conta dos primeiros minutos de partida. A chance inicial nasceu aos 19, pelo lado da Ponte, quando Yago Henrique tentou aproveitar o rebote do escanteio e mandou por cima. Com 23 no relógio, o Dragão Azul respondeu com perigo. Álvaro caprichou na batida de falta e obrigou Ivan a fazer bela defesa, quase o placar foi aberto. A partida começou a melhorar e chances foram sendo criadas. A Macaca chegou aos 25, quando Fessin achou Rodrigão entre os zagueiros, o centroavante dominou no peito, mas na hora do chute, mandou para fora. Grande chance. Lembra quando disse que o jogo estava melhorando? Pois é, alarme falso. O embate voltou a focar cadenciado e com pouca inspiração das equipes. O tempo foi se arrastando até o apito de intervalo sem mais possiblidades de tentos.
Segundo tempo
Com menos de dois minutos, a etapa final teve uma grande chance para o lado do Dragão. O lateral Caique Sá pegou de bate pronto e acertou a trave de Ivan, que perigo. A técnica do jogo realmente deixava a desejar, era muito fraco. A Ponte movimentou no ataque aos 16, quando Rodrigão finalizou de longe para Rafael Santos espalmar. E já vamos chegar aos 30 minutos, pois antes disso, não aconteceu absolutamente nada. O bom, é que com esses 30 no relógio, a Ponte conseguiu fazer o gol do alívio. Rodrigão tentou uma jogada individual, ficou no chão, e a redonda sobrou para Moisés invadir a área, tirar o goleiro do lance e empurrar para a rede. Logo em seguida, Matheus Anjos quase fez o segundo gol na bela jogada do próprio Moisés, mas o goleiro agarrou. Tudo ficou mais complicado para a reação do Confiança quando Neto Berola perdeu a cabeça e foi expulso, deixando na mão sua equipe. O atleta chegou a dar um chute em direção ao árbitro do jogo. A Ponte foi se segurando e controlando o jogo até seu apito final. A Macaca garante sua permanência na série B, enquanto o Confiança está rebaixado.
Como fica?
Com 46 pontos, na 14ª posição e livre da queda, a Ponte fechará sua participação no campeonato no domingo que vem, dia 28, contra o Coritiba, que já subiu, mas ainda briga pelo título. A bola vai rolar às 16h, no Majestoso. O confiança também cumprirá tabela no próximo domingo. Rebaixado e já pensando em 2022, os sergipanos encerram o certame fora de casa, contra o Remo, também às 16h.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro – série B – rodada 37 – Confiança 0x1 Ponte Preta – 16h30
Sábado, 20 de novembro de 2021 – Arena Batistão – Aracajú-SE
Confiança: Rafael Santos; Caique Sá (Rafael Vila), Nirley, Adalberto e Lucas Sampaio; Vinicius Barba (Tiago Reis), Adriano Jr (Marcelinho) e Álvaro; Willians (Robinho), ítalo (Neto Berola) e Hernane. Téc: Luizinho Lopes.
Ponte Preta: Ivan; Kevin (Felipe Albuquerque), Thiago Lopes, Ednei e Marcelo Hermes; Yago Henrique (Gustavo Cipriano), Léo Naldi (André Luiz), Marcos Júnior (Matheus Anjos) e Fessin (Iago); Moisés e Rodrigão. Téc: Gilson Kleina.
Gol: Moisés 28’ 2T (PON).
Cartões amarelos: Caique Sá (CON); Marcos Júnior, Léo Naldi e Yago (PON).
Cartão vermelho: Neto Berola (CON).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO).
Quarto árbitro: Diego da Silva (SE).
Árbitro de vídeo (VAR): Leone Carvalho Rocha (GO).
Por: Anderson Pinheiro