Plantio de árvores ao lado de ciclovia de Campinas destaca a mobilidade sustentável
A Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveram nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, o plantio de 28 mudas de ipê-branco na Praça João Amazonas, junto a trecho cicloviário da região do Campo Grande. A ação, realizada pelo poder público em parceria com setores da sociedade civil, incentiva formas sustentáveis de deslocamento e de ocupação da cidade.
As árvores foram plantadas no gramado próximo ao campo de futebol. A iniciativa marca o Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta data, e integra a programação da Semana Municipal do Trânsito (Semutran 2021).
“O evento demonstra a importância que a Administração municipal dá às ciclovias. É uma ação singela, mas mostra a prioridade ao sistema cicloviário”, destacou o diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito.
Além da Emdec e Setransp, viabilizaram o projeto o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que providenciou as plantas e orientou o plantio, e a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Os órgãos públicos uniram esforços com o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) e cicloativistas dos grupos Pedal Nível 1,53 e Pé na Estrada Bike Clube. A atividade contou com fundamental apoio de dezenas de alunos da Escola de Futebol F3. Também compareceram comunicadores do Distrito do Campo Grande.
“Foi uma importante ação pelo meio ambiente, dentro de uma política pública de mobilidade urbana em que a prioridade não seja o automóvel, mas sim o transporte público coletivo, a bicicleta e outros meios que diminuam o impacto da poluição. O projeto contribui para mudar comportamentos e repensar modelos de vida”, disse Juarez Mateus, conselheiro do CMTT.
Já o cicloativista Braga Salb refletiu sobre a importância de pôr em pauta os deslocamentos alternativos ao transporte individual motorizado: “Muitos ainda encaram a bicicleta como um brinquedo, passatempo ou passeio. À medida que aumenta a quantidade de ciclistas na cidade, usando a bicicleta como meio de transporte, identificamos maior inclusão e percepção desta necessidade. Existe um forte preconceito, mas aos poucos vemos motoristas tomando consciência, tanto pelas ações de educação quanto ao usarem a bicicleta e entenderem o que significa pedalar na via com os demais veículos”.
Para o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, são dois os benefícios do plantio de árvores junto a ciclovias: por um lado, a implantação de corredores verdes, já que a bicicleta é um modal ecológico; e, por outro, as melhorias no zoneamento, já que o verde garante sombra e proteção ao ciclista e torna a paisagem e o bairro mais agradáveis.
O plantio de árvores já havia contemplado outros trechos cicloviários neste mês, entre a Praça da Concórdia e a Praça João Amazonas e na Ciclovia Pirelli/Sirius.
No Dia Mundial sem Carro, a Setransp e Emdec também apoiam a Bicicletada do Dia Mundial sem Carro, realizada pelo Coletivo de Ciclistas de Campinas (Cocicam), com largada à 20h no Largo do Rosário. Acesse a programação completa da Semana Municipal do Trânsito em www.emdec.com.br/semutran2021.