Passeata no Centro de Campinas busca chamar a atenção para o Maio Laranja

Na manhã da última quinta-feira, 16 de maio, uma passeata na região central de Campinas procurou dar visibilidade pública e sensibilizar outros cidadãos acerca do Maio Laranja – mobilização de organizações da sociedade civil em prol do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade reuniu mais de 200 jovens aprendizes atendidos pela filial de Campinas do Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos dedicada à inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho.

A passeata teve início às 11h no espaço da Estação Cultura. De lá, passou pela Rua 13 de Maio e terminou no Largo do Rosário, numa caminhada de 1 hora. Durante o percurso, os jovens exibiram faixa, cartazes, balões e outros materiais alusivos ao Maio Laranja confeccionados numa atividade realizada antes do movimento.

 

“Cumprimos o objetivo de informar e sensibilizar o público presente para essa causa tão importante e delicada”, afirma Danielle Cristina Santos, gerente regional do Espro para Campinas.

 

Segundo o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado em 2021 pela UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 60% das vítimas de violência sexual no Brasil têm até 13 anos de idade. Além disso, 35 mil crianças e adolescentes de até 19 anos de idade foram mortos de forma violenta no país entre 2016 e 2020. Para alertar para esse problema e mobilizar a sociedade, a Lei No 9.970/2000 instituiu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Além da passeata, a filial de Campinas do Espro realizou de 06 a 10 de maio uma série de oficinas sobre o tema, impactando 1.070 jovens aprendizes. Em todo o Brasil, o time de Desenvolvimento Social e profissionais convidados pela entidade estão promovendo atividades do Maio Laranja para jovens aprendizes de 14 a 24 anos de idade. Em 2023, a campanha resultou em 450 oficinas, que impactaram mais de 11 mil adolescentes e jovens em todo o Brasil.

 

Neste ano, o Espro também preparou um vídeo em que alguns de seus jovens embaixadores chamam a atenção para o tema, apresentam dados, abordam as ações da entidade e compartilham contatos de redes de apoio. O material pode ser acessado neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com