Operação Verão divulga boletim de ações da Defesa Civil realizadas em 2021
O Comitê de Gestão de Riscos e Desastres realizou a primeira reunião da Operação Verão de 2022, nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro. Durante o evento, que teve a participação do prefeito de Campinas, Dário Saadi, a Defesa Civil divulgou o boletim de ações realizadas até agora, o número de ocorrências atendidas e a previsão meteorológica. Também foram discutidas as próximas ações dos diversos órgãos que compõem o comitê.
Para o prefeito Dário Saadi, historicamente o Verão é marcado por excesso de chuvas e temporais, porém, as mudanças climáticas e a maior impermeabilidade do solo têm tornado maiores as dificuldades relacionadas a esses fenômenos.
“Cabe ao poder público buscar soluções. A Defesa Civil de Campinas é um exemplo, não somente no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Vamos fazer tudo o que for possível. Que possamos trabalhar bastante para evitar que as intempéries possam causar mais danos e vítimas em Campinas”, disse.
O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destacou que a tendência é de um verão bastante rigoroso. Lembrou que a Operação Verão atua com um plano de resposta para atender as ocorrências e que, “o trabalho nunca para, o monitoramento é constante. É uma responsabilidade muito grande”.
O evento teve a participação remota do meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy. Segundo ele, as temperaturas devem ser mais elevadas a partir da terceira semana do mês de janeiro, com chuvas acima da média até meados do mês e entre o final de janeiro e início de fevereiro.
Números da Operação Verão
A Operação Verão ocorre de 1º/12/2021 a 31/03/2022. Mobiliza diversas áreas no socorro a situações de emergência e desastres relativos às chuvas fortes e temporais típicos do verão. Entre as ações estão o envio de alertas, vistorias em áreas de risco e previsão meteorológica. Também registra e divulga ocorrências da chuva e monitora 18 setores de risco.
O relatório da Operação apontou, até 5 de janeiro, 42 vistorias feitas e 483 ocorrências registradas pelo telefone 199. O número de quedas de árvore também foi informado pelo serviço. Foram 30 quedas de árvore no mês de dezembro e 26 somente até o dia 5 de janeiro (sendo 24 delas apenas no dia 4 de janeiro). Também foi registrado um óbito no final do mês de dezembro.
A Defesa Civil também emitiu alerta para o risco de meteorológico (até sábado, 8/01) com possibilidade de tempestades com granizo. A população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em situações de emergência. Também é recomendado se cadastrar pelo número 40199 para receber SMS com os alertas da Defesa Civil.