Operação Chuvas de Verão é prorrogado até 15 de abril em Campinas
O encerramento da Operação Chuvas de Verão foi prorrogado para o dia 15 de abril. Inicialmente, a Operação estava prevista para terminar nesta segunda-feira, 31 de março. A decisão foi comunicada pelo Governo do Estado de São Paulo depois de reunião realizada hoje (31/04) com todos os coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil, da qual participou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
De acordo com previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Estado, pode haver chuva intensa em regiões do Estado durante toda a semana, até 6 de abril.
“A medida foi tomada pelo governo estadual por conta da entrada de uma frente fria na última quinta-feira (27/03), que levou a altos índices de chuva acumulada no Estado de São Paulo”, contou Sidnei Furtado.
Com a prorrogação, os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) de todos os municípios do Estado ficam estendidos. O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue mobilizado e em prontidão. O monitoramento meteorológico continua 24 horas por dia, com envio de alertas à população diante de condições severas de chuvas.
Em Campinas, além de continuar atenta às chuvas, a Defesa Civil também está preparando a Operação Estiagem, com treinamentos para agentes do município e de cidades da região, capacitações para moradores e articulação com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos.
O Departamento de Defesa Civil de Campinas, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é o órgão central do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por promover a normatização, supervisão técnica e específica sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos do SIMPDEC. Entre em contato pelo telefone 199 para registrar ocorrências.