Observatório registra mais de 13 mil pessoas com deficiência em Indaiatuba
No último dia 16 de janeiro, o Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), lançou a plataforma Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência que reúne os dados colhidos durante a realização do Censo Demográfico para especificar quantas pessoas com deficiências foram contabilizadas em cada município. O intuito é monitorar e dar embasamento para que as cidades criem politicas públicas mais inclusivas. Em Indaiatuba, de acordo com as informações, foram computadas 9.688 pessoas com deficiência em 2010. Já em 2022, houve um aumento de 3.457 pessoas, o que representa o acrescimento de 35,6% totalizando a 13.145 pessoas com deficiência.
Os dados foram divididos por tipo de deficiência. Em 2010, foram contabilizados 4.840 deficientes visuais, 3.160 pessoas com deficiências físicas, 1.908 com deficiência intelectual e 2.088 deficientes auditivos. Já em 2022, os números de deficientes visuais aumentaram para 6.568, 4.288 pessoas com deficiências físicas, 2.590 com deficiência intelectual e 2.835 deficientes auditivos. Ao todo, foram registradas 8.413 mulheres e 4.732 homens com alguma das deficiências.
Além do número de pessoas com deficiência a plataforma centraliza esses munícipes oferecendo os dados referentes às áreas educacionais, de emprego, esportes, dentre outros indicadores. “É uma conquista muito importante. Nós já estávamos planejando politicas públicas inclusivas no município, inclusive dentro da secretaria criamos um departamento especifico para atender as demandas e de modo a ter uma comunicação melhor, bem como, um canal exclusivo para as pessoas com deficiência. O prefeito Nilson Gaspar sempre se preocupou em abranger a todos com propostas e ações. Agora, com essa plataforma podemos avançar ainda mais na inclusão das pessoas com deficiência em Indaiatuba”, pontua a Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani.