Obras dos reservatórios e ETA VI seguem a todo vapor em Indaiatuba
As ações do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) para melhor atender a população de Indaiatuba não param. As ampliações do sistema de tratamento e armazenamento de água são um exemplo disso, com destaque para a construção da Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro (ETA VI) e mais três reservatórios de água.
A ETA VI vai dispor de modernos sistemas de captação, adução, pré-tratamento, tratamento e reservação de 150 litros de água por segundos, com capacidade de ampliação, em uma outra etapa, para 300 litros por segundo. Na última semana ocorreu, dentre outras ações, instalação de cercas para proteger a área.
Além das instalações da ETA VI, que sozinha terá capacidade de armazenamento prevista em 1 milhão de litros de água, estão sendo construídos mais 3 reservatórios que vão contribuir com o abastecimento da região: o Reservatório do Tombadouro (com capacidade de 3 milhões de litros), o Reservatório Santa Maria (com 1,5 milhão de litros) e o Reservatório Itaici (com 2 milhões de litros). No total, são mais 7,5 milhões de litros em capacidade de armazenamento de água tratada que ampliarão a segurança hídrica e o sistema de distribuição na cidade.
Para viabilizar essas obras, o Saae conta com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), destinado ao desenvolvimento do Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos de Indaiatuba – Rio Jundiaí Limpo, que inclui diversas outras obras de esgotamento sanitário e saneamento.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida da população de Indaiatuba, aumentando a cobertura dos serviços de água potável e saneamento básico. Com as obras em andamento, a expectativa é que haja uma significativa melhoria no abastecimento de água na cidade, garantindo um serviço mais eficiente e de qualidade para todos os moradores