Obras da Estação Jardim Ipaussurama do BRT, em Campinas, começam no primeiro semestre de 2024
As obras da Estação Jardim Ipaussurama do BRT Campinas vão começar no primeiro semestre de 2024. Os serviços serão executados pelo shopping Parque das Bandeiras por meio de uma contrapartida acordada com a Prefeitura de Campinas. As obras incluem também a construção de uma passarela que liga o shopping à Estação e um trecho de pavimento rígido em frente à Estação.
A previsão é que o início dos trabalhos seja em fevereiro do próximo ano com prazo de execução de seis meses. Futuras alterações na região, principalmente as relacionadas à saída do shopping com passagem por baixo da avenida John Boyd Dunlop, serão tratadas posteriormente.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Gestão e Controle, realizou uma grande articulação para que o projeto se concretizasse. “Foram muitas tratativas e reuniões entre a Prefeitura e o shopping para que chegássemos a esse resultado e pudéssemos anunciar essa obra importante para a população do Jardim Ipaussurama e para todos que frequentam o shopping”.
Andamento das obras do BRT
As obras do BRT Campinas serão concluídas no segundo semestre de 2024 com a finalização do último lote, o 4, que integra os trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde. Já estão concluídos os lotes 1 (trecho 1 do Corredor Campo Grande) e 3 (trecho 1 do Corredor Ouro Verde). O lote 2 (trechos 2, 3, e 4 do Corredor Campo Grande) será finalizado até março de 2024. Este último é o lote que fica na região do shopping Parque das Bandeiras e que está recebendo a construção de dois viadutos na avenida John Boyd Dunlop, um sobre a Rodovia dos Bandeirantes e outro sobre a Avenida Transamazônica.
Operação do BRT Campinas
O BRT está entrando gradualmente em operação em Campinas. Desde 20 de outubro deste ano, três novas linhas do BRT já circulam no Corredor Campo Grande. A BRT25 (paradora) e a BRT26 (semiexpressa) partem do Terminal Satélite Íris. Já a BRT21 (semiexpressa parte do Terminal Campo Grande atuando em conjunto com a já existente BRT20 (paradora). Ao todo, atualmente, são 32 veículos operando nas linhas do BRT Campo Grande, nos horários de pico, em dias úteis. Quem viaja do Terminal BRT Satélite Íris ao Centro tem um ônibus passando a cada cinco minutos. O tempo de viagem foi reduzido em aproximadamente dez minutos.
No Corredor Ouro Verde, a BRT10, que é semiexpressa nos dias úteis, circula desde 31/03/2023 entre os terminais Central e Ouro Verde. Saiba mais sobre a operação do BRT Campinas no site da Emdec: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=brt-campinas