Lula critica Centrão por pedir ministérios em troca de apoio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está descontente com os partidos do Centrão que estão tentando negociar um ministério em troca de apoio no Congresso.
A abordagem das legendas de tentar escolher a pasta de seu interesse não é bem aceita pelo chefe do Executivo, como ele mesmo contou nesta quinta-feira (13), durante entrevista à Record TV.
– Não é o partido que quer vir para o governo que pede ministério. É o governo que oferece o ministério. É só fazer uma inversão de valores – declarou.
Lula ainda deixou claro alguns ministérios que ele não negocia: Desenvolvimento Social e Saúde.
– Esse ministério [do Desenvolvimento Social] é um ministério meu. Esse ministério não sai. A Saúde não sai – afirmou.
Apesar dessa posição, ele confirmou que haverá mudanças nas pastas no segundo semestre, quando o Congresso Nacional retornar do recesso.
– Se esses partidos tiverem a decisão de vir participar do governo, nós vamos ter que fazer o manejamento no ministério. Não é nem uma reforma, é apenas acomodação de alguns partidos que ficaram [de] fora, mas que querem participar.
O presidente diz que oferecer ministérios em troca de apoio “é cultura política no mundo” e que ele irá conversar com todos os partidos para fazer uma composição em que seja possível aprovar as pautas de interesse do governo.