Leilão da PPP da Iluminação consegue 63% de deságio na Bolsa de Valores
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou de leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, na tarde desta segunda-feira, 29 de novembro, para seleção da empresa concessionária que vai operar o sistema de iluminação pública de Campinas, por meio de Parceria Público-privada (PPP). A empresa vencedora foi o consórcio Ilumina Campinas, da CM Capital Markets, com uma proposta de R$ 1.250.020,00 de valor mensal na contraprestação pelo serviço, o que representou deságio de 63%. O valor de referência foi de R$ 3.378.433,77.
“É a primeira vez que a Prefeitura de Campinas faz um leilão de concessão na Bolsa de Valores, a B3. Eu tenho certeza que o fato de ter sido aqui, certamente deu visibilidade, deu segurança para as empresas que participaram. E o resultado, sem dúvida, corrobora esse processo. As Parcerias Público-privadas, sem dúvida, são um caminho sem volta para a Gestão Pública”, avaliou o prefeito.
Para Dário Saadi, o deságio de 63% representa o sucesso da iniciativa. “Esse deságio mostra que, além do sucesso de tramitação, tivemos também um resultado econômico muito importante. Isso vai representar uma economia de recursos para a cidade de Campinas e uma melhora em iluminação pública, segurança e sustentabilidade”, disse.
A diferença do deságio permitirá investir na ampliação de pontos de iluminação da cidade e na melhoria da eficiência do consumo energético, com mais qualidade para população e menor impacto para o meio ambiente.
Foram nove empresas participando do leilão na Bolsa de Valores. O objetivo do leilão foi selecionar a proposta que oferecesse o menor valor a ser pago pelo município. O investimento previsto é para o período de 13 anos. O vencedor foi o que apresentou o menor valor a ser cobrado pela contraprestação de serviços pela gestão da iluminação pública do município.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que acompanhou o leilão, lembrou que faz parte do contrato da PPP a troca do tipo de iluminação da cidade. “Essa empresa vai trocar todo o parque de iluminação, que hoje é de sódio e mercúrio, por led, que tem uma eficiência muito maior de iluminação e é muito econômica no consumo de energia. Então, nós deveremos ter uma economia de até 70% de custo de energia para essa iluminação”, explicou.
Também acompanharam o leilão da PPP na B3 a secretaria de Administração, Maria Emília de Arruda Faccioni , e os secretários de Finanças, Aurílio Caiado; de Gestão e Controle, André von Zuben; e o chefe de Gabinete, Aderval Fernandes Júnior.
Pioneira
Será a primeira PPP, nestes moldes, na Prefeitura de Campinas. A sessão inicial, com a apresentação de propostas das interessadas, foi no dia 17 de novembro.
A PPP da Iluminação prevê um contrato de 13 anos para ampliação, modernização, operação e manutenção do sistema de iluminação pública na cidade, que possui, atualmente, cerca de 122 mil pontos de luz.
A modernização do parque de iluminação, com lâmpadas mais potentes e econômicas, deve gerar uma economia de até 70% nas contas de energia elétrica da Administração Municipal.
O projeto da PPP da Iluminação Pública de Campinas foi elaborado pela Prefeitura de Campinas em conjunto com o Governo Federal, a Caixa Econômica Federal e o Banco Mundial, por meio da Corporação Financeira Internacional (IFC).