Jundiaí é uma das cidades com menor número de pessoas em situação de extrema pobreza

Jundiaí (SP) é uma das cidades do Brasil com o menor número de pessoas em situação de extrema pobreza e inseridas no CadÚnico (programa do governo federal de cadastro de famílias brasileiras em situação de pobreza ou extrema pobreza), aponta uma pesquisa encomendada pela prefeitura da cidade, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.


Jundiaí registrava, em 2022, 16,6 mil pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Dez anos atrás, eram 21,3 mil. Mas, o que mais chama a atenção é como o índice da cidade melhorou na comparação com outras de mesmo porte, que antes apresentavam números inferiores, como Mauá (agora com 40,5 mil), Piracicaba (33 mil), Santos (33,8 mil) e São José do Rio Preto (46,9 mil).


José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças da prefeitura, justifica esse bom desempenho devido ao trabalho realizado pela área de Assistência Social do município, que ampliou os investimentos e a oferta de recursos e serviços à população, como cestas básicas e acompanhamento das famílias por equipes especializadas, assim como o incentivo à geração de renda na cidade.


“Também ampliamos nossas ferramentas para possibilitar a capacitação e o empreendedorismo local, principalmente entre os desempregados”, afirma o gestor. Entre outras medidas, ele cita a criação do programa Jundiaí Empreendedora. “Além da agilidade e do auxílio à população durante o processo de abertura do próprio negócio, também reduzimos valores de taxas e impostos”, conclui Parimoschi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com