Indaiatuba divulga cursos profissionalizantes em Parceria com Estado
A Secretaria Municipal de Governo informa que o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu as inscrições para 15 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. O programa é voltado a jovens de 16 a 24 anos com Ensino Fundamental completo e que buscam inserção no mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas pelo site www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br, até 12h do dia 21 de agosto.
Para Indaiatuba foram disponibilizados de forma presencial os cursos de Criação de Sites com Marketing Digital e de Desenvolvimento de Software para Web e Celular. São 25 vagas em cada curso, com 120 horas de duração, e as aulas serão ministradas no Senai.
Os interessados também podem se inscrever para os cursos de forma remota abertos para alunos de todo o Estado de São Paulo. São 1.098 vagas para o curso de Ajudante de Logística; 1.199 vagas para Assistente Financeiro; 720 vagas para Atendente de Farmácia; 1.576 vagas para Auxiliar de Vendas; e 780 vagas para o curso de Excel Aplicado à Área Administrativa.
Os cursos de qualificação profissional têm duração de um semestre com turmas no formato presencial e on-line. Para participar é necessário ter entre 16 e 24 anos de idade, residir no Estado de São Paulo e ter Ensino Fundamental completo. Para se inscrever, os interessados devem realizar um cadastro, selecionar o curso desejado no site e responder ao Quiz Vocacional no App Meu Futuro Profissional. O App é gratuito e está disponível para Android e IOS. Não precisa realizar processo seletivo.
É possível confirmar as opções de cursos presenciais nos links Onde estudar – bit.ly/3QrjUEX e Mapa interativo – bit.ly/45eR1QH .
A convocação para a matrícula acontecerá a partir do dia 16 de agosto e as aulas terão início a partir do mês de setembro. A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.
Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Automotivo e Saúde. De acordo com o IBGE (2022), cerca de 30,9% da população jovem do Estado de SP estão desocupados; muitos em emprego informal, sem formação mínima para acessar o setor produtivo.
Serviço
Inscrições Cursos profissionalizantes para jovens
Data: até 12h do dia 21/08
Onde: www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br
- Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
- Release N.º: 678