Hospital Mário Gatti realiza mutirão de exames de tireoide neste sábado
O Hospital Municipal Mário Gatti realiza nesse sábado, dia 11 de dezembro, um mutirão de exames de ultrassom de tireoide e cervical. Estão previstos procedimentos em 60 pacientes encaminhados pela rede municipal de saúde. A ação tem o apoio da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço e do Hospital Vera Cruz.
Os pacientes terão acesso aos resultados do ultrassom no mesmo dia e aqueles que tiveram indicação de punção também farão o procedimento no ambulatório do hospital e receberão o diagnóstico em cerca de duas semanas. Se houver indicação de cirurgia, ela será agendada para ocorrer no Hospital Mário Gatti. Pacientes que precisarem de acompanhamento serão direcionados para as unidades de saúde de referência.
Sete aparelhos de ultrassom, cedidos pelas empresas Vinno e Gadali Medical, foram disponibilizados para a realização do mutirão e 40 profissionais, entre médicos e apoiadores, atuarão no evento. A ultrassonografia de tireoide e cervical pode diagnosticar nódulos tanto benignos quanto malignos, além de avaliar gânglios e glândulas salivares.
Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço José Higino Steck, a ação visa diminuir a fila de espera do Sistema Único de Saúde por exames. É a sexta vez, informou, que um mutirão como esse ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira. “Vínhamos fazendo essa ação duas vezes por ano, mas a pandemia acabou interferindo e agora estamos retomando”, disse.
Além de dar vazão à fila de espera pelo exame, informou, também há uma ação educacional, uma vez que alunos médicos em treinamento no Hospital Vera Cruz estarão envolvidos, junto com preceptores desse hospital.
Steck observa que a presença de nódulos na tireoide é frequente e os casos de câncer são cada vez mais detectados, porque a população idosa vem aumentando e também porque atualmente há mais exames sendo realizados o que permite detectar a doença. “A ideia da ação que faremos no sábado é adiantar o diagnóstico para permitir a realização de cirurgias e tratamentos”, afirmou.