Governo SP diz que depois do Trem Intercidades, linhas 11,12 e 13 da CPTM irão a leilão para a iniciativa privada na área de mobilidade
O Governo do Estado de São Paulo confirmou em nota oficial à imprensa nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, que, na área de mobilidade, após o leilão para implantação do TIC (Trem Intercidades) capital-Campinas, previsto para ocorrer no próximo dia 29 deste mês, será a vez das linhas 11,12 e 13 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) serem concedidas para a iniciativa privada.
Com isso, começa a se desenhar como serão os planos da gestão do Governador Tarcísio de Freitas para os transportes de passageiros.
- A linha 7-Rubi da CPTM já está inserida no TIC São Paulo a Campinas.
- As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já estão concedidas desde 27 de janeiro de 2022 para a ViaMobilidade (CCR/Ruas Invest)
As linhas 11,12 e 13 da CPTM devem ter concessões próprias. Ainda será definido se vão formar um lote só (considerado o mais provável) ou se os leilões serão por linha de forma individual.
“Sobrou” na malha da CPTM a linha 10-Turquesa, que liga o ABC Paulista à capital, mas pela posição geográfica e origem histórica, há a possibilidade de ser inserida num outro projeto de TIC (Trem Intercidades) entre a capital e Santos.
A linha 06-Laranja de metrô já está sendo tocada pela iniciativa privada e as novas linhas, como 19-Celeste e 20-Rosa já devem nascer concedidas.
Sobre as atuais linhas de Metrô de operação estatal, Tarcísio já havia declarado que quer tornar a empresa estatal uma gerenciadora de transportes e não necessariamente permanecer uma operadora
Na área de transportes sobre pneus, entre o ABC Paulista e a capital, está em construção um BRT – ABC (Bus Rapid Transit) – corredores com ônibus elétricos articulados rápidos, sistema escolhido no lugar de um monotrilho que não avançou (linha 18-Bronze). A gestão é da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a construção e operação são de responsabilidade da empresa NEXT Mobilidade (ABC Sistema).
Sobre as outras regiões na Grande São Paulo gerenciadas pela EMTU estão sendo realizados estudos para licitar as linhas, algo que deveria ocorrer em 2016. Os contratos assinados em 2006 venceram em 2016 e foram esticados.
O Governo de São Paulo publicou em 29 de dezembro de 2023, a contração da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para auxiliar na elaboração dos estudos e do modelo de concessão dos serviços de ônibus metropolitanos que transportam quase dois milhões de passageiros em regiões como de Guarulhos, Osasco, Embu das Artes, Mogi das Cruzes e Franco da Rocha.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2023/12/29/concessao-das-linhas-da-emtu-governo-de-sao-paulo-contrata-fipe-para-destravar-licitacao-que-nao-sai-do-papel-desde-2016/
Está pendente ainda outra licitação da área de ônibus: as linhas rodoviárias intermunicipais e suburbanas gerenciadas pela Artesp (Agência de Regulação dos Serviços Delegados de Transportes do Estado de São Paulo) que deveriam ter sido licitadas em 2018.
No dia 31 de janeiro de 2024, em cerimônia de chegada da tulenadora (Tatuzão), que chegou à futura estação PUC-Cardoso de Almeida, da linha 6-Laranja de Metrô, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, disse que em maio, o Governo de São Paulo pretende lançar uma consulta pública para conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo Benini, com a concessão, as três linhas terão trajetos prolongados.
“Em maio, a gente ter deve a audiência pública da PPP da linha 11, 12 e 13. E daí, a gente está falando estender a linha 12 até Suzano, estender a linha 11 até César de Castro, em Mogi das Cruzes, estender a linha 13 até Bonsucesso. A gente está falando de muitos projetos para São Paulo”, afirmou Benini.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2024/01/31/ouca-privatizacao-das-linhas-11-12-e-13-da-cptm-deve-ter-audiencia-publica-em-maio-diz-secretario-de-tarcisio/
A gestão do Governador Tarcísio de Freitas ainda citou no comunicado desta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, concessões de rodovias, do túnel Santos-Guarujá, da Sabesp, da Emae, PPP para escolas e das loterias paulistas.
Além do Trem Intercidades, o Governo de São Paulo tem outros 12 projetos para leilão em 2024. No segmento de mobilidade urbana, por exemplo, está prevista a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM.
Na área de rodovias, o lote do Litoral Paulista vai a leilão no dia 16 de abril. O Estado também fará a licitação do túnel imerso Santos-Guarujá, que terá a parceria do Governo Federal, e dos lotes rodoviários Nova Raposo, Rota Sorocabana e Lote Paranapanema.
A lista inclui ainda as desestatizações da Sabesp, que já está em fase de consulta pública, e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). No eixo social, o Governo de São Paulo vai propor uma PPP para construção, manutenção dos prédios e operação de serviços não pedagógicos de 33 novas escolas.
A concessão de serviços lotéricos estaduais é outro empreendimento previsto para 2024, como nova fonte de recursos para financiamento de políticas públicas. O Estado também vai leiloar a concessão da construção de moradias na região central da capital – o projeto prevê mais de 5,5 mil moradias nos três primeiros anos.
Fonte: Diário do Transporte