Governo do Estado analisa área do Distrito do Campo Grande, em Campinas, para sediar Praça da Cidadania
O Governo do Estado de São Paulo está analisando uma área do Distrito do Campo Grande, no Conjunto Habitacional Parque Itajaí 3, em Campinas, para ser ocupada pela futura Praça da Cidadania, que terá projeto e obra do governo estadual. A primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social estadual, Cristiane Freitas, vistoriou a área nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, acompanhada pelo prefeito Dário Saadi e pelo vereador Higor Diego. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; e de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, também estiveram na visita.
A Praça da Cidadania, programa idealizado pelo Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de criar espaços de esportes, lazer, convivência e qualificação profissional voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Campinas, a área estudada para o projeto é da Prefeitura e, confirmada a implantação, será doada ao Estado. O local tem cerca de dez mil metros quadrados.
“Campinas já tem esse local, que é bom, é plano, e pode abrigar uma nova Praça da Cidadania”, disse a primeira-dama Cristiane Freitas. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também destacou a importância de um projeto como esse para a população do Distrito. “Não é uma praça comum, mas uma unidade fantástica que poderá ter cursos de qualificação profissional, esporte, lazer e orientações para toda a comunidade”, comemorou o prefeito.
Carretas-escola
Existe a possibilidade de que o local também abrigue carretas-escola, projeto lançado em dezembro passado pelo Estado. São unidades itinerantes e móveis adaptadas para a educação, que oferecem cursos gratuitos em áreas estratégicas e de alta demanda no mercado. Entre estas áreas estão as de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Aplicativos, Cuidados com Animais de Estimação, Reaproveitamento de Alimentos e Gastronomia.
As aulas são realizadas durante duas semanas, nos três turnos. “Aqui nesta região do Campo Grande poderemos ter um local para fazer a diferença na vida dos moradores”, destacou a primeira-dama.
O que é a Praça da Cidadania?
É um espaço com áreas livres dotadas de equipamentos esportivos como academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras, parquinho, entre outros. Também há espaços construídos para cursos de qualificação profissional, como gastronomia, beleza e bem-estar, informática, empreendedorismo, construção civil. O conjunto comporta, ainda, salas multiuso.
O projeto e a obra são planejados de acordo com a cidade que vai receber o equipamento, respeitando o tamanho da área e as necessidades da região. Depois da entrega, o município fica responsável pela gestão e zeladoria dos espaços abertos, enquanto o Fundo Social de São Paulo responde pela manutenção do edifício sede da escola de qualificação profissional e execução dos cursos. Há sete Praças da Cidadania prontas no Estado de São Paulo. Outras 12 unidades do programa estão sendo implantadas.