Frente Nacional de Prefeitos discute novas ações para ajudar o Rio Grande do Sul

O prefeito Dário Saadi, em reunião virtual com prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, discutiu mais formas de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O encontro também teve como objetivos debater a reconstrução do estado, as doações e a ajuda com efetivo enviadas ao estado.

A FNP apresentou possibilidades a serem estudadas como transferência de recursos entre municípios; cessão de maquinário, equipamentos e servidores; mobilização de doações privadas e logísticas de transporte; comissão de prefeitos da FNP para buscar ajuda entre os municípios, entre outros. Para ter segurança jurídica destas possíveis ações, a FNP propôs uma reunião com os procuradores municipais.

Além destas propostas, prefeitos do Rio Grande do Sul, que participaram da reunião, e os prefeitos de outros Estados, destacaram a importância de simplificar a burocracia para o repasse de recursos e adiar ou perdoar dívidas dos municípios gaúchos, diante da situação de calamidade, para reconstrução das cidades.

“Para ajudar o Rio Grande do Sul e principalmente a reconstrução das cidades, é necessário uma quebra dessa burocracia, no repasse de recursos, porque a situação é uma catástrofe. Aqui em Campinas, nós enviamos várias e várias carretas de doações. E vamos fazer uma doação também para escolas, de material escolar. As unidades de ensino que foram atingidas, para que voltem a funcionar, precisam ter todos os equipamentos novos, mobiliário e tudo. A FNP também poderia sugerir para as cidades algumas doações como esta, além das que estão sendo enviadas como cesta básica, água e roupas”, disse o prefeito Dário Saadi.

O prefeito Dário também destacou que é importante que a FNP continue lutando para ajudar os municípios, junto ao Governo Federal, ao Conselho Nacional de Justiça e a qual órgão mais seja necessário, para que possam adiar dívidas e pagamentos de precatórios dos municípios gaúchos, por exemplo. “É necessário dar uma folga para os municípios, para que possam se reconstruir”,completou o prefeito.

A Prefeitura de Campinas enviou mais de 112,5 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, como alimentos, água e roupas, e um bote foi despachado para ajudar nas ações de resgate nas áreas alagadas. Uma equipe com servidores da Defesa Civil e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também foi para o estado em uma missão humanitária. O grupo atua na identificação do dimensionamento do desastre utilizando o “superdrone” da Emdec e também auxilia no resgate de pessoas e animais domésticos.

 

O Departamento de Defesa Civil de Campinas, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é o órgão central do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por promover a normatização, supervisão técnica e específica sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos do SIMPDEC. Entre em contato pelo telefone 199 para registrar ocorrências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com