Festa da Uva: entenda como fica a organização do maior evento da cidade

A 40ª Festa da Uva de Jundiaí, prevista para o período de 23 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, já está com a sua estrutura de grande porte definida, contratada e com a montagem em andamento. Todas essas providências já foram tomadas pelo atual governo. O evento está estruturado para atender ao mesmo público do ano passado – cerca de 240 mil pessoas – com cinco palcos, mais de 800 atrações, área de lazer, alimentação, exposição de frutas e programação cultural.

Ao novo governo, caberá a realização do próprio evento, as contratações das estruturas adicionais, programação cultural e das demais atividades – isso porque estas sempre são feitas no ano de realização do evento e de acordo com a definição do formato escolhido pelos seus realizadores – Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Agrícola.

Assim como acontece em todas as edições, desde 2017, a Festa da Uva, maior evento da cidade, conta com aporte de recursos tanto do ano anterior quanto do ano vigente à sua realização, de modo a atender os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Esse cronograma de organização da Festa é igual ao dos últimos anos, sem qualquer mudança. Parte feito no mês que antecede o evento, outra parte no mês de concretização”, explica o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) Eduardo Alvarez. “Existe uma previsão de quanto será o custo, contudo, essa estimativa é feita com base nas tomadas de preços do ano anterior, e sendo as contrações efetivadas no próximo ano, ocorrem revisão nos valores pela inflação. Sempre é necessário ajuste no orçamento para custear um evento desta magnitude”, ressalta.

Ainda de acordo com Alvarez, que está à frente da Festa da Uva desde o primeiro ano do governo Luiz Fernando Machado, em 2017, quando apesar dos recursos escassos houve a opção por realizar o evento dada à sua importância, é primordial que a o tema siga na pauta de transição com a evidência da matriz de responsabilidades. “O cenário hoje é completamente diferente. A Festa está organizada. Estamos seguindo os mesmos passos dos anos anteriores, com todas as contratações possíveis sendo feitas neste ano e as projeções entregues para o grupo de transição do novo governo, que terá a incumbência de conduzir o evento, bem como definir o seu formato em termos de quantitativo de atividades, de expositores e campanha publicitária, por exemplo”, explica.

A última edição da Festa da Uva, em 2024, apresentou resultados expressivos: foram 242 mil visitantes de 495 cidades, 26 estados e 24 países, 128 toneladas de frutas comercializadas, além de 900 artistas locais contratados para as apresentações. “A Festa da Uva não é um evento de uma gestão ou outra. É da cidade, da população de Jundiaí”, afirma Alvarez.

Associação Agrícola e parceiros

A parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí viabiliza a exposição das melhores uvas e as vendas dos agricultores diretamente à população. A Associação, em anos anteriores, formalizou parceria a partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), com repasse para contratações de serviços necessários para a realização do evento. Neste ano, a Prefeitura de Jundiaí aguarda a entrega do Plano de Trabalho por parte da instituição para a formalização da iniciativa, e, consequente, repasse para o custeio de parte do evento.

Outra iniciativa em andamento pela atual gestão é a formalização de parcerias com o setor privado. De maneira integrada e multiplataforma, as Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a partir da Rede Jundiaí de Cooperação, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e Cultura (UGC) atuam em busca de parceiros interessados em investir na Festa da Uva, a partir do uso do espaço para publicidade (Lei 8.901), ou com a novidade da edição, a Lei Rouanet, em que é possível destinar o pagamento de Imposto de Renda devido pela empresa ou sociedade, para investimento no evento, reconhecido como ação de fomento à cultura, história e economia da cidade.

“De modo a alcançar esses objetivos foram criadas outras possibilidades que não tínhamos antes. Por isso faremos a reunião com empresários, nesta busca de apoio”, antecipa o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

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