Desfile de 7 de Setembro será nesta quarta, a partir das 8h, na Glicério

Campinas realiza nesta quarta-feira, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. Na data se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. O evento, que volta a ser realizado após dois anos, por conta da pandemia de covid-19, será na avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas.  

 Neste ano, comparecerão à marcha 5.200 integrantes de 48 corporações, entre as quais o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil. Espera-se um público de 20 mil pessoas.   

A abertura será no Largo do Rosário, às 7h45, com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que fará a revista na tropa do Exército. Depois segue às 8h, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Campinas.  

Em seguida, os participantes começam o desfile a partir do Largo do Pará e descem a Avenida Francisco Glicério até o entroncamento da rua Marechal Deodoro (altura do prédio da antiga PUC Central).  Todo este contingente de pessoas fará o percurso a pé, ou em formação ou em veículos – serão 380 entre carros, motos e blindados – que se apresentarão em oito blocos.  

O primeiro será do Exército, que desfilará em viaturas e motos, em grupamento motorizado. O segundo bloco é dos militares que desfilam em formação e três escolas militares. O terceiro é das entidades, seguido do quarto, que trará o bloco das Nações, com a participação das embaixadas do Japão, China mais a cidade de Wushu, Líbano, Itália, Reino Unido e França.

Neste bloco, haverá, pela primeira vez, a participação do setor de agronegócio, com o desfile de três tratores.  Em seguida, as escolas particulares e as municipais participarão com alunos dos Centros de Educação Infantil que estarão em seis trenzinhos.

Depois, desfilam a Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, Fusca, Clube do Puma e Família Absoluto. O Lar dos Velhinhos desfilará com o Clube do Fordinho e haverá os Fã Clube Star Wars, Olho de Tigre e outras participações.  Após o desfile de 7 de Setembro, será realizado o Grito dos Excluídos.  

A Semana da Pátria é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, de Educação, de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia e Inovação, Serviços Públicos, Emdec, Setec, Sanasa, Administração do Paço com o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, CPFL, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil.  

Bicentenário Este ano, comemoram-se os 200 anos da Independência do Brasil, ou seja, marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política do país, ocorrida em 1822, por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga. Este evento ficou conhecido, na época, como o Grito do Ipiranga.

Emdec fará operação de trânsito

Uma operação de trânsito e transporte será realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para apoiar a realização do desfile cívico da Independência, que ocorre no feriado desta quarta-feira, 7 de setembro, na Avenida Francisco Glicério. A cerimônia tem início às 8h; com previsão de encerramento às 13h.     

O desfile será no trecho da Avenida Francisco Glicério (contrafluxo), posterior ao cruzamento com a Avenida Dr. Moraes Salles, com dispersão na altura das ruas Marechal Deodoro e Delphino Cintra. Participam representantes do Exército; órgãos públicos municipais; escolas das redes municipal e estadual; além de outras entidades do município.     

As intervenções programadas pela Emdec começam ainda na madrugada, com a distribuição da sinalização e reservas de vagas na Avenida Francisco Glicério, no trecho entre as vias Marechal Deodoro e Aquidabã, em ambos os lados da via.    

 Haverá reserva de vagas para autoridades no entorno do Largo do Rosário, na Rua General Osório, no trecho entre as vias Francisco Glicério e Barão de Jaguara; e na Rua Barão de Jaguara, entre as vias Conceição e Dr. Campos Sales. Também recebem reserva de vagas as ruas Regente Feijó (desde a Moraes Salles até a Aquidabã), José Paulino (entre a Moraes Salles e a Ferreira Penteado); e Ferreira Penteado (entre a José Paulino e a José de Alencar).    

 A partir das 5h20, a Emdec realiza a escolta, à frente e na retaguarda, dos veículos pesados motorizados e ônibus articulados que transportarão as tropas do Exército, priorizando a passagem do comboio em semáforos e cruzamentos. O comboio sairá da Avenida Papa Pio XII, altura da Avenida Getúlio Vargas, em frente à Escola de Cadetes; com desembarque dos soldados no cruzamento da Avenida Aquidabã com a Rua Boaventura do Amaral. Já os veículos pesados serão direcionados ao local da concentração, no cruzamento da Avenida Aquidabã (sentido Bosque – Carmona) com a Avenida Francisco Glicério.    

 A partir das 6h, o trecho da Avenida Francisco Glicério reservado para concentração do público será isolado por gradis, desde o cruzamento com a Rua Ferreira Penteado até a Rua Bernardino de Campos. As autoridades assistem ao evento em palanque montado no Largo do Rosário.    

Para a concentração e desembarque de estudantes que participam do desfile, haverá bloqueios na Avenida Francisco Glicério e na Rua Barão de Jaguara, no trecho entre as vias Aquidaban e Uruguaiana.     

Para a concentração das alas militar e motorizada, haverá bloqueios no trecho da Avenida Francisco Glicério anterior à Avenida Dr. Moraes Salles até a altura da Avenida Aquidabã; e no sentido Centro da Avenida Aquidabã, a partir do cruzamento com a Rua Regente Feijó até o trecho posterior à Rua Padre Vieira. No sentido bairro da Aquidabã, o trânsito será compartilhado no trecho entre as vias Regente Feijó e Luzitana, com canalização de uma faixa de rolamento por cones.    Para a realização do desfile, as interdições na Francisco Glicério e no seu entorno prosseguem até a altura da Rua Marechal Deodoro.     

Por volta de 9h30, ao término do desfile do Exército, um trecho da Rua Delphino Cintra, a partir do cruzamento com a Avenida Orosimbo Maia, será bloqueado temporariamente, para escolta dos veículos pesados pelos agentes da Emdec. O comboio circulará no contrafluxo da Rua Delphino Cintra, prosseguindo pela Avenida Andrade Neves até a área militar.     

Também haverá bloqueio no trecho da Avenida Orosimbo Maia, desde a altura da Rua Visconde de Taunay até o cruzamento com a Delphino Cintra, para estacionamento dos veículos que irão transportar militares e estudantes.    

 Serão 28 cruzamentos operacionalizados pelos agentes da Emdec e outros 23 pontos com bloqueios. Cerca de 70 profissionais da Emdec atuam na operação, entre agentes da Mobilidade Urbana em campo, equipe semafórica e apoio remoto da Divisão de Controle Operacional. A Emdec recomenda que os motoristas evitam circular na região impactado, no período de duração do desfile.    

 Transporte  Quase 80 linhas de ônibus do transporte público coletivo municipal terão impactos no itinerário, no período das 6h às 13h. São elas: 114, 117, 118, 121, 125, 131.1, 132, 133, 135, 154, 161, 171, 173, 190, 192, 197, 212, 213, 220, 224, 229, 230, 240, 241, 249, 250, 250.1, 253, 255, 260, 264, 265, 271, 273, 310, 311, 312, 313, 316, 317, 318, 331, 345, 346, 348, 349, 351, 352, 353, 355, 356, 359, 360, 361, 362, 364, 367, 368, 369, 371, 375, 377, 380, 381, 382, 383, 385, 386, 390, 391, 395, 397, 403, 408, 410, 413, 416 e 502.    

 Agentes da Mobilidade Urbana estarão posicionados nos principais cruzamentos e pontos de embarque e desembarque para orientar motoristas do transporte público coletivo sobre os desvios e usuários do sistema sobre paradas alternativas.    

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com