Desemprego cai a 8,7% no 3° trimestre e tem a menor marca desde 2015, mostra IBGE

A taxa de desemprego no Brasil alcançou a marca de 8,7% no trimestre encerrado em setembro de 2022, mostrou o IBGE nesta quinta-feira (27). Trata-se da menor taxa de desemprego já registrada desde o trimestre fechado em junho de 2015, quando o país marcou 8,4%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O resultado representa uma queda de 0,6 ponto percentual frente o trimestre anterior, que terminou em 9,3%. Na comparação anual, houve recuo de 3,9 pp, já que a taxa estava em 12,6% no 3T21.

Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad, explica que a taxa de desemprego segue a trajetória de queda que vem sendo observada nos últimos trimestres. “A retração dessa taxa é influenciada pela manutenção do crescimento da população ocupada”, avalia.

População

Ainda segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas cresceu 1% no trimestre e 6,8% no acumulado do ano, a 99,3 milhões, batendo novamente o recorde na série histórica, iniciada em 2012.

Já a população desocupada chegou ao menor nível desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, com recuo de 6,2% no trimestre e de 29,7% no ano, somando 9,5 milhões de desempregados.

Emprego formal

Além disso, o IBGE mostrou ainda que houve um crescimento de 1,3% no número de empregados com carteira de trabalho assinada em relação ao trimestre anterior, chegando a 36,3 milhões de pessoas. Na comparação anual, o contingente cresceu 8,2%.

Contudo, o número de empregados sem carteira assinada no setor privado (13,2 milhões de pessoas) foi o maior da série histórica, iniciada em 2012, apresentando estabilidade no trimestre, e alta de 13,0% no ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com