Cultura reúne empresários para divulgar resultados da pesquisa de turismo em Indaiatuba
Na manhã da última quarta-feira (13) foram apresentados os dados da pesquisa turística realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o Programa Sebrae Turismo, por meio da Secretaria de Cultura e do Departamento de Turismo. A abertura do evento foi realizada pela secretária de Cultura, Tânia Castanho que também representou o prefeito, Nilson Gaspar. Na sequência, a explanação dos resultados foi feita pela Coordenadora da área de Turismo, Gesiane Zanella.
A pesquisa realizada com 162 pessoas teve como metodologia adotada a técnica de pesquisa de abordagem das pessoas nas ruas e os pesquisadores permaneceram durante três dias espalhados em vários pontos da cidade com o objetivo de identificar os diferentes públicos que passeiam pelo município.
De acordo a secretária de Cultura, Tânia Castanho, houve uma mudança de comportamento e é preciso estimular o público que procura o município para que os recursos fiquem aqui e que as pessoas não precisem procurar serviços fora. “Antes as pessoas vinham para Indaiatuba apenas a negócio e isso tem mudado com o trabalho cultural realizado aqui. Hoje as pessoas que vem apenas a negócio estão estimadas em 33% e as que buscam a cidade a turismo representam 43% dos entrevistados. Por isso, temos que não apenas fazer cultura, mas da ajuda para a divulgação dos estabelecimentos, pois com a união de todos é possível manter os recursos no município, gerar novos empregos e a economia estará em ascendência. Todos saem ganhando.”, pontua.
Na análise da pesquisa foi observado que 45% das pessoas que visitam a cidade permanecem apenas um dia no município e apenas 15% ficam durante o fim de semana. “O intuito aqui hoje é mostrar que esse cenário pode mudar se os donos de hotéis, pousadas e shoppings informarem sobre os eventos que acontecem na cidade. Todos serão beneficiados, pois os estabelecimentos terão mais dias de consumo e as pessoas poderão prestigiar as atrações e atividades locais. Esses dados podem nortear a demanda e o crescimento na área de turismo”, explica a Coordenadora da área de Turismo, Gesiane Zanella.
O evento foi destinado para donos de hotéis, pousadas, shoppings e estabelecimentos a fim de criar políticas para melhorar as ações e para que os locais participantes da palestra possam divulgar os eventos locais, a fim de permanecer a demanda local. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Governo, Sérgio Wolf e o vereador, Alexandre Peres. A pesquisa contou com o apoio do Conselho Municipal do Turismo (Concur), cujo estava representado pelos conselheiros: Gesiane Zanella representando a Secretaria de cultura, Elaine Gomes de Castro e Ana Canton representando o Departamento de Turismo, Guilherme Bergamo da Secretaria de Esportes, Valdir Carvalho da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Lucas Mello representante de bares e restaurantes; Patrícia Lisboa e Nilda Takeuti representantes da imprensa ; Elaine Pires Bonfim e Francisco Carlos dos Santos representantes do artesanato local; Fernando Mota representante de hotéis e agências de viagens e Luciana Ap. dos Santos representante da Associação Comercial e área rural.