Corpo de Bombeiros de Campinas recebe três viaturas novas para atender ocorrências
O prefeito Dário Saadi e o coronel Eglis Roberto Chiachirini, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, participaram da cerimônia de formalização do recebimento de três novas viaturas para a corporação em Campinas nesta quinta-feira, 20 de julho. São dois caminhões, um auto tanque e um auto bomba, para uso no combate a incêndios e operações de salvamentos de pessoas e animais; e uma viatura de resgate para atendimentos do 193.
Durante a cerimônia, o prefeito Dário Saadi inspecionou os novos equipamentos e disse que as viaturas contribuem no reforço e fortalecimento da capacidade de reação nos atendimentos quanto às necessidades que uma grande metrópole impõe. “A união e esforços fortalece ainda mais a posição de Campinas como polo de resiliência no País”, ressaltou o prefeito.
A substituição dos veículos antigos no serviço vai gerar economia para o município ao reduzir os custos de manutenção. Os dois caminhões vieram do governo do Estado e a ambulância de resgate por meio de convênio do Estado com o Governo Federal. O valor dos veículos novos somam R$ 3,5 milhões.
A unidade do corpo de Bombeiros do Jardim Eulina foi contemplada com os novos caminhões e a viatura de resgate ficará na estação central da corporação. No primeiro semestre, Campinas recebeu outras duas viaturas de resgate, que também estão da unidade Centro.
A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, destacou a relevância dos serviços prestados pelos bombeiros na cidade e agradeceu o importante apoio prestado pela grupamento nas ocorrências da GM.
Participaram também do evento, na manhã desta quinta-feira, o capitão Luiz Fernando Baccin, comandante dos Bombeiros em Campinas e Indaiatuba; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Rossini; o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado; além de vereadores e secretários municipais.
Bombeiros de Campinas
Campinas conta com seis estações de Bombeiros e cerca de 130 bombeiros. A frota soma 40 veículos, entre eles são 15 auto bombas e oito ambulâncias de resgate. A sede do 7º Grupamento de Bombeiros cobre 10 cidades da região de Campinas.
O corpo de bombeiros de Campinas atendeu durante o ano passado 17.293 ocorrências de diversos tipos, sendo 6.690 apenas de resgate de pessoas. Em 2023, até 17 de julho, já foram 9.513 ocorrências, sendo 3.638 de resgate.