COP-28: Dario Saadi fala da importância dos municípios para enfrentar mudanças climáticas
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, está entre as lideranças mundiais convidadas para a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP-28), realizada em Dubai, Emirados Árabes. O evento anual propõe conexão e busca de novos compromissos sobre questões do meio ambiente. Na sexta-feira, 1º de dezembro, ele participou da primeira mesa de trabalho sobre “Governança local e a transição para uma economia de baixo carbono”.
Em sua participação no painel organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) sobre governança local, Saadi abordou a importância do papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas, na transição para uma energia com menos emissão de gases de efeito estufa.
“Com a usina verde de compostagem, Campinas evita que toneladas de resíduos de galharia e também de lodo, resultante do tratamento de esgoto, sejam jogados no aterro sanitário e contaminem os nossos rios. O plantio de árvores tem acelerado muito nos últimos três anos do nosso mandato. Já plantamos mais de 316 mil árvores e, no próximo ano, serão mais 230 mil”, informou.
De acordo com o prefeito, Campinas está sendo referência das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas na COP-28. Entre outros exemplos de ações realizadas na cidade que possam servir de modelo global no combate à crise climática, Dário destacou a iluminação pública, energia fotovoltaica e obras de infraestrutura.
“Estamos fazendo a troca de 150 mil lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e consomem menos energia. Também estão sendo executadas obras de drenagem e pavimentação em mais de 50 quilômetros de vias em 16 bairros da cidade, além da implantação de 100 km de ciclovia e dos painéis fotovoltaicos nos hospitais públicos”, citou.
Neste sábado, dia 2, o prefeito participará do segundo painel, “Desbloquear a ação local e a ambição nacional: parcerias a vários níveis para acelerar a ação climática”.
O prefeito embarcou na madrugada desta quinta-feira, 30 de novembro, para acompanhar uma série de apresentações da COP-28 entre os dias 1º e 3 de dezembro.
Saadi está acompanhado pela diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirão. As participações de ambos na conferência ocorrem sem recursos da Administração e foram custeadas pela Bloomberg Philanthropies. A viagem de volta ao Brasil ocorre na segunda-feira, 4 de dezembro. O prefeito retoma as atividades presenciais no Paço Municipal a partir do dia posterior.
Além do prefeito de Campinas, outros prefeitos do Brasil estão participando da COP-28. Entre eles estão Eduardo Paes, do Rio de Janeiro; Gustavo Henric Costa (Gutti), de Guarulhos/SP, Caio Cunha, de Mogi das Cruzes/SP; e Luiz Paulo Gloria Guimarães, de Curvelo/MG.