Consórcio Conectar apresenta modelo de contratação de médicos para telemedicina em todo país
O Consórcio Conectar apresenta nesta terça-feira, 29 de abril, às 11h, na sede da FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), em Brasília, proposta para facilitar a contratação de médicos especialistas e generalistas por municípios brasileiros para implementar ou expandir a saúde digital e reduzir a fila de consultas com especialistas.
Prefeitos e secretários de saúde de todo o país foram convidados a assistir a apresentação, que será transmitida de forma virtual pelo link https://us06web.zoom.us/j/87878131922.
“Será um reforço expressivo para expandir e qualificar o atendimento em saúde pelos municípios através da Saúde Digital. Ele vai permitir ainda otimizar recursos das cidades para aplicação em outras demandas na área da saúde”, ressaltou o prefeito de Campinas e presidente do Conectar, Dário Saadi.
O prefeito articula a implementação da medida desde o fim de janeiro, quando assumiu a presidência do consórcio, iniciativa ligada à FNP.
Dário Saadi, que também é vice-presidente para a área de Saúde da FNP, vai a Brasília participar da apresentação da proposta do Conectar, que deve contar com a presença de autoridades convidadas, como a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, e o secretário executivo do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), Mauro Junqueira.
Saúde Digital: mais de 1 milhão de atendimentos em Campinas
De março de 2023 até o dia 25 de abril deste ano, Campinas totalizou 1.166.584 de atendimentos e interações na saúde digital. Foram 65.488 mil consultas. Neste grupo de pacientes, 2,44% tiveram atendimentos convertidos para a modalidade presencial. O resultado significa agilidade para quem optou pela saúde digital e otimização da assistência para quem realmente precisou se deslocar até uma unidade para assistência.
O restante dos atendimentos está relacionado ao envio de alertas e monitoramento de pacientes suspeitos de dengue, inclusive com a convocação para a segunda dose da vacna; interações para exames e consultas no Outubro Rosa e Novembro Azul; confirmação de presença em consultas e qualificação das filas – processos realizados via chatbot.
O Consórcio Conectar
O Conectar foi criado em 2021, durante enfrentamento à pandemia, para atuar na compra de vacinas contra a covid-19. A institucionalização ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a aquisição de imunizantes diretamente por estados e municípios.
Naquele ano, o Congresso Nacional também concedeu aval, em lei, para permitir a mobilização nacional de municípios por uma representação suprapartidária capaz de congregar cidades de diferentes portes populacionais em todas as regiões do país.
A iniciativa ampliou a atuação desde aquele ano e também discute desafios para aquisição de medicamentos, outras vacinas, insumos, equipamentos e serviços para municípios.