Com um gol em cada tempo, Ponte e Avaí empatam pela série B na Ressacada
Pela abertura da rodada 29 de série B, o vice líder Avaí, e a ameaçada Ponte Preta, mediram forças na noite desta terça feira, na Ressacada, em Santa Catarina em buscar do festejo. Em lados contrários na tabela, o Leão da Ilha queria a manutenção da sua posição e, de cara, atingir a quinta vitória consecutiva na competição. Por outro lado, a Macaca, ainda engasgada com o empate na ultima rodada em casa, busca reunir forças para somar pontos longe de Campinas para, enfim, ir se distanciando da zona da degola. No fim, ninguém triunfou. Com o empate por 1×1 após um jogo brigado, as equipes já pensam na próxima rodada para continuar suas respectivas sagas.
O jogo
A peleja começou bem fraca na capital catarinense. Muito estudado, sem espaços e pouco ímpeto. Muito disso, a primeira oportunidade desabrochou apenas nos 16 minutos, quando Moisés bateu uma falta, mas pegou muito embaixo e a bola subiu. Na sequência, o Avaí respondeu com Diego Renan, num chute fraco. Pelo jeito, todos acordaram em meados dos 20. O Avaí chegou mais uma vez e assustou Vinhas: Vinicius Leite dominou bonito, limpou e bate chapado buscando o ângulo, mas foi fora. Nos 28, a Macaca avançou. No rebote de uma falta despretensiosa, Rafael Santos arriscou de longe e viu a bola quase sair do estádio. O Leão da Ilha estava começando a gostar do jogo. Bruno Silva, com liberdade, arriscou bonito de longe e assustou a meta alvinegra. Em seguida, não teve jeito, caixa. Copete dominou, limpou para dentro e bateu lindamente no ângulo de Ygor Vinhas, sem chance para o arqueiro campineiro. Golaço. Nenhuma chance a mais até o apito final e todos desceram aos vestiários com o 1×0 no marcador.
Segundo tempo
Na volta, quase o Avaí amplia com menos de um minuto. Após cruzamento afastado de Copete, a redonda sobrou para Bruno Silva que mandou firme e acertou a trave. E a resposta alvinegra veio da melhor maneira possível. Moisés fez jogada individual, rolou para Kevin fazer cruzamento na cabeça de Léo Naldi correr para o abraço, 1×1. Nos sete, outra chance para a Macaca. Rafael Santos, sempre ele, nas faltas cobradas, acertou mais uma bomba na direção do gol, mas foi par fora. O Avaí foi se reencontrando, mas a mira estava ruim. Jean Kléber arrematou de longe, para longe. Por volta dos 30, Bruno Silva, do Leão da Ilha, foi expulso, dificultando o jogo para os mandantes. Mesmo com um homem a mais, a Ponte não soube se impor para buscar e criar o gol derradeiro, que daria a vitória. Por outro lado, o Avaí se segurou como deu, para garantir o empate e a manutenção da invencibilidade, que agora se transforma em cinco jogos.
Como fica?
Com o empate, a Macaca somou mais um ponto e chegou aos 34, na 15ª colocação. Agora, na próxima rodada, a Macaca vai enfrentar o Náutico, lá no dia 15 de outubro, uma sexta-feira, às 21h30. Partida deve marcar o retorno do público no Majestoso. Já o Leão da Ilha, continua na segunda colocação, com 50 pontos ganhos. No sábado, um dia depois, dia 16, o adversário será o Confiança, fora de casa, às 21h
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro – série B – rodada 29 – Avaí 1×1 Ponte Preta – 19h
Terça feira, 5 de outubro de 2021 – Estádio da Ressacada – Florianópolis-SC
Avaí: Gledson; Edilson, Alemão, Betão e Diego Renan (João Lucas); Bruno Silva, Jean Kléber e Lourenço (Jadson); Copete, Vinicius Leite (Valdivia)e Jonathan (Romulo) (Wesley). Téc: Claudinei Oliveira.
Ponte Preta: Ygor Vinhas; Kevin, Ednei, Fábio Sanches e Rafael Santos; André Luiz (Camilo), Léo Naldi (Lucas Candido) e Marcos Júnior; Richard (Iago), Moisés e João Veras (Josiel). Téc: Gilson Kleina.
Gols: Copete aos 30’ 1T (AVA); Léo Naldi aos 2’ 2T (PON).
Cartões amarelos: Betão e Wesley (AVA).
Cartão vermelho: Bruno Silva (AVA).
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES).
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES).
Quarto Árbitro: Edson da Silva (SC).
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN).
Por: Anderson Pinheiro